Centros comerciais encerrados aos domingos e feriados? É uma possibilidade

O encerramento dos centros comerciais aos domingos e feriados vai ser discutido no parlamento

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Sabes quando é domingo e te lembras que tens um jantar de família para celebrar os anos de uma prima? Onde é que vais arranjar um presente à última hora? Num centro comercial, certo? Ou sabes quando é feriado e decides ir ao cinema do centro comercial mais próximo da tua casa? Estes programas podem ter os dias contados.


Está em cima da mesa a hipótese de os centros comerciais fecharem aos domingos e feriados, o que não é uma novidade para muitos países, como Alemanha, Espanha e Polónia. A proposta, que divide opiniões, foi impulsionada por uma petição do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, que conseguiu mais de 20.000 assinaturas, levando assim o tema para o debate parlamentar.


Atualmente, os centros comerciais funcionam entre as 6h00 e a meia-noite, mas a proposta sugere também um encerramento antecipado às 22h00. O objetivo é melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos trabalhadores, permitindo que também desfrutem de um merecido descanso.


Se a medida for aprovada, poderá impactar significativamente o mercado de trabalho e os hábitos de compra. Alguns temem a perda de postos de trabalho, enquanto outros veem a mudança como uma oportunidade para um estilo de vida mais equilibrado e criativo - como fazer a sopa sem a batata que te esqueceste de comprar? usa a courgete que tens no frigorífico há 3 dias.


Independente do resultado, uma coisa é certa: o debate sobre o encerramento dos centros comerciais aos domingos e feriados e a redução de horário traz à tona a importância de repensar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.




A RFM perto de ti