Beber água fria nos dias mais quentes pode trazer riscos, de acordo com especialista

O calor pede uma bebida fria para sentires que estás a baixar a temperatura corporal, mas, afinal, pode não ser bem assim que funciona



As temperaturas sobem, o corpo aquece e só estás bem ao pé do ar condicionado e a beber água fresca.

Beber água é essencial e necessário para estares hidratado e evitares problemas sérios como a desidratação e a insolação, quando o calor chega em força e influencia a tua produtividade. Apesar de água muito fria saber bem ao contrastar com as temperaturas elevadas, e de momentaneamente te dar uma sensação de frescura, esta pode ter consequências na tua saúde.


Ao beber água fria, o corpo precisa de compensar a diferença de temperatura, de se regular e trabalhar mais do que o necessário. A digestão será mais difícil e pode acontecer uma interrupção. Devemos pensar também que as gorduras, com a água fria, solidificam e isso também dificulta a nossa digestão”, diz Guadalupe Blay, chefe da Área de Nutrição da Sociedade Espanhola de Médicos Gerais e de Família, em declarações ao La Vanguardia.


Se tens por hábito beber água gelada, fica também a saber que, de acordo com a especialista, esta pode piorar as tuas enxaquecas e a frescura pode não compensar o sofrimento que podes ter depois. No entanto, podes beber água fria desde que não esteja demasiado gelada.




A RFM perto de ti