Grutas de Benagil, no Algarve, passam a ter novas regras de acesso e vais querer saber quais são
Se tencionas visitar estas grutas durante as tuas férias é melhor ficares a par das novas regras e proibições no acesso
Se estás de férias no Algarve ou planeias ir até lá daqui a uns dias, mais concretamente no concelho de Lagoa, então é melhor estares a par das novas regras de acesso às Grutas de Benagil.
Esta terça-feira, dia 13 de junho, entraram em vigor novas regas que proíbem o desembarque e o acesso a nado ao interior das grutas.
O edital foi publicado a 30 de julho e as novas regras “(…) visam ordenar o tráfego das embarcações marítimo-turísticas, de particulares e utentes da praia, tanto no espelho de água como nas imediações da gruta e algar de Benagil”, como se pode ler no mesmo, na página da Autoridade Marítima Nacional.
Se quiseres visitar as Grutas de Benagil nas tuas férias tem atenção a estas novas regras: Passa a estar em vigor um tempo máximo para visitar as grutas, não podes alugar caiaques sem guia nesta área e passa a haver um número limite de embarcações e caiaques no interior da gruta. Podes ver aqui o edital e confirmar quais são as outras.
Se estas regras não forem cumpridas estão previstas multas, que podem chegar aos 216 mil euros, para os operadores das embarcações marítimo-turísticas.
As grutas estão localizadas ao largo da praia de Benagil e são consideradas um património natural relevante e um dos principais pontos turísticos do Algarve, que no Verão, suscita cada vez mais o interesse dos visitantes, sobretudo por via marítima.