Lisboa anuncia app LxReSist para avaliar risco sísmico dos edifícios

O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 26 de agosto



Esta segunda-feira, dia 26 de agosto, de norte a sul de Portugal o despertar foi abrupto e assustador. Um sismo de 5,3 na escala de Richter foi registado e não causou, felizmente, vítimas nem danos materiais.


O alerta de que este estava a acontecer chegou até vários utilizadores de android, através do Google. No entanto, o aviso não chegou até todos e as pessoas com telemóveis com sistema IOS (iPhone) ficaram mesmo de fora destas notificações – mas depois do susto os memes foram gerais.


Para resolver este problema, a Câmara de Lisboa anunciou, em declarações à agência Lusa, que vai lançar uma app com informações para os cidadãos sobre o risco sísmico nos edifícios que habitam.


A novidade foi anunciada no mesmo dia do sismo pela coordenadora do programa municipal ReSist, a geóloga Cláudia Pinto, à Lusa. Este programa visa promover a resiliência sísmica da cidade, através de projetos e obras de reforço estrutural.


A app ainda não foi lançada, está “praticamente pronta” e já tem nome – LxReSist. Esta tem como objetivo verificar as vulnerabilidades sísmicas de um determinado edifício através da idade do mesmo e das ações que podem ser feitas para prevenir esse risco e pode ser usada por qualquer cidadão comum com acesso a um telemóvel.




A RFM perto de ti