A história do país que entrou na bancarrota na mesma altura que Portugal e agora tem outro problema: excesso de dinheiro
É uma história inspiradora e que dá que pensar. Apesar de ter enfrentado um período de crise, ao mesmo tempo que Portugal, este país fez um percurso muito diferente
Vamos recuar a 2010, um ano que se tornou num pesadelo para muitos portugueses. O país enfrentava uma grande crise financeira e o nome "Troika" tornou-se muito familiar. Enfrentámos duras medidas de austeridade para tentar salvar a nossa economia.
Ao mesmo tempo, também a Grécia e a Irlanda enfrentavam realidades semelhantes às de Portugal. Hoje, 14 anos depois as diferenças não podiam ser maiores, porque agora a Irlanda tem um novo e diferente problema: excesso de dinheiro. O que não é o caso de Portugal, infelizmente.
Contudo, o debate sobre o que fazer com esse dinheiro não tem uma resposta simples. Aplicar esses fundos em necessidades imediatas pode trazer benefícios palpáveis e imediatos para a população, mas guardar para o futuro pode ser uma estratégia mais segura perante as incertezas económicas e desafios globais. Seja qual for o caminho escolhido, o trajeto económico da Irlanda não deixa de ser inspirador.