Atleta paralímpico Luís Costa, medalhado com bronze, teve controlo antidoping positivo em Paris
O atleta português é o segundo caso de doping na comitiva portuguesa
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 já terminaram, este domingo, dia 8 de setembro, no entanto, continuam a chegar informações sobre os mesmos e, desta vez, a mais recente surge sobre um atleta português.
Esta terça-feira, dia 10 de setembro, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) divulgou, em comunicado, que “(...) foi notificado pelo Comité Paralímpico Internacional, em data posterior à da competição do atleta Luís Costa de que este apresentou um resultado analítico adverso em teste de controlo antidoping realizado em Paris”.
Luís Costa conquistou uma medalha de bronze na prova de contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5, uma das sete medalhas obtidas pelos atletas portugueses. O atleta fica, desta forma, “provisoriamente suspenso”.
O Comité Paralímpico de Portugal diz, ainda, que “repudia qualquer forma de adulteração de resultados e pugna por um desporto limpo e transparente”, no mesmo comunicado, divulgado no seu site. Avança ainda “que no estágio realizado na Cidade do Futebol, entre 23 e 25 de agosto, os atletas foram controlados pela ADOP (Autoridade Antidopagem de Portugal)”.
Luís Costa é o segundo caso de doping na comitiva portuguesa. Anteriormente, a atleta Simone Fragoso foi afastada da competição onde iria ser a primeira portuguesa a participar na prova de powerlifting.
(Imagens: Instagram)