Porque é que a maioria dos homens não adora ir às compras?

Não queremos generalizar, mas a verdade é que a ideia de ir a um centro comercial não agrada à maioria dos homens



Fazer compras pode ser uma experiência divertida… ou, para alguns, uma espécie de tortura silenciosa. E, de acordo com um estudo britânico, homens e mulheres podem estar a viver esta atividade de maneira bem diferente.


Segundo um estudo, são precisos apenas 26 minutos para os homens se aborrecerem numa ida às compras. Por outro lado, a maioria das mulheres entra numa loja e transforma-se numa verdadeira exploradora de roupas e acessórios, desbravando o terreno com paciência e precisão durante duas horas inteiras. O problema? Estes dois universos chocam-se frequentemente!


O estudo refere ainda que quase metade dos casais acabam a discutir, porque ele já comprou tudo o que precisava logo nos primeiros minutos, enquanto ela ainda está no modo de exploração.


Mas, antes que comeces a culpar o teu namorado, pensa nas nossas origens pré-históricas. Durante milhares de anos, o homem era o caçador e as mulheres eram o ganha-pão, colhendo plantas e frutos para alimentarem a família. Segundo o site Psychology Today, os antropólogos estimam que as mulheres forneciam cerca de 80-90 por cento da comida dos grupos.


A começar no Médio Oriente, as comunidades começaram a mudar para a agricultura e, lentamente, ao longo dos milénios, a prática espalhou-se pela Ásia e Europa. Centenas de milhares de anos depois, não é surpresa que a caça e a colha ainda sejam instintivas para nós.




De volta às compras, estes instintos podem refletir-se nos nossos hábitos de compra. Quando a maioria das mulheres faz compras, elas estão mais num modo de "colher", navegando de árvore em árvore (ou, de loja em loja), à procura de frutas maduras e nutritivas. Elas passam muito tempo a examinar a comida (neste caso, roupa), verificando o seu frescor e comestibilidade, e descartam uma boa parte dela. No final, elas voltam para casa carregadas com uma grande variedade de alimentos (ou sacos de compras).


Da mesma forma, os hábitos de compra dos homens também podem estar relacionados com o seu passado de caça. Isto explica a razão pela qual os homens parecem ser mais focados numa só coisa. Em termos pré-históricos, eles têm uma coisa em mente: "matar um animal e ir para casa". Eles não querem perder tempo à procura. Se o objetivo era comprar apenas um par de calças, depois de encontrados, não precisam de estar a ver outras lojas.

E há mais! Segundo o mesmo site, há várias explicações para o facto de os homens, assim que têm o seu objetivo cumprido, queiram ir logo para casa. Enquanto caçadores, se deixassem um animal deitado por muito tempo, outros animais ou insetos poderiam começar a comê-lo, e, por isso, iam logo com a presa para casa.


Claro que tudo isto são generalizações. Há homens que adoram uma tarde de compras e, por isso, estas características não se aplicam. Mas, para este especialista citado pelo site Psychology Today, se há uma tendência para homens e mulheres comprarem destas formas diferentes, então isso pode ser explicado através do nosso passado.




A RFM perto de ti