Ana Gomes Living: top 5 documentários que valem mesmo a pena ver



Sempre fui fã de documentários, sinto que uso o tempo em frente ao ecrã de forma produtiva. Não que não veja séries ou filmes, mas há qualquer coisas nos documentários que me faz sentir que aquele tempo vai ser efectivamente pedagógico. E acreditem : tenho visto alguns... e têm-me ajudado a tomar algumas decisões ou a alterar algumas coisas na vida.

Deixo-vos hoje um top 5 de documentários que valem muito a pena, alguns são muito recentes, outros nem tanto, mas garantidamente que vão ser tempo de ecrã útil.

5 - Uma Vida no Nosso Planeta - David Attenborough.

David Attenborough faz parte do imaginário de todas as pessoas fascinadas pela natureza. A sua voz - e o seu rosto - estão associados à grande maioria dos documentários ou episódios sobre a vida selvagem. Chega-nos também como rosto da necessidade da mudança. O que se passa com o nosso planeta - do ponto de vista da vida selvagem - e o que podemos ainda fazer?

4 - Kiss The Ground.

Ainda pensando um pouco em ecologia... mas entrando numa questão mais particular : os solos, a forma como são explorados e o que comemos. De facto há imensos detalhes que desconhecemos e claramente este documentário não é super denso naquilo que poderia revelar sobre formas de produção, mas deixa-nos muito alerta e conscientes para as escolhas que poderíamos fazer.

3 - Minimalism .

Confesso que me impressiono com o estilo de vida minimalista. Quem leva isto a sério consegue mesmo viver desapegado de muitas coisas materiais que alguns de nós consideram indispensáveis. Sei que dificilmente teria um estilo de vida minimalista... mas é sempre bom aprender a relativizar as coisas e inspirarmo-nos em estilos de vida que acabam por ser muito interessantes do ponto de vista ecológico para alterar o nosso comportamento de consumo.

2 - What the Health.

Se sempre acreditei e defendi que a alimentação e as nossas escolhas diárias têm relação directa com a nossa saúde... este documentário é - de entre muitos - uma opção interessante para quem quer descortinar um pouco sobre esta relação.

1 - Heal.

Este é dos meus documentários preferidos de sempre. Fala da ligação entre a mente e a nossa saúde física e é verdadeiramente inspirador. Permite-nos entender que devemos controlar e cuidar da nossa mente e faz-nos reflectir sobre a importância dos nossos pensamentos e das atitudes que temos connosco e com as pessoas que nos rodeiam. Está no Nr 1 do meu top de documentários que acho que TODAS as pessoas deveriam ver
--
Ana Gomes
http://www.anagomesliving.com



A RFM perto de ti