Num ato heroico, atirou-se ao rio Tejo para salvar a vida de um homem

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENALTECEU A ATITUDE DE JOSÉ BRITO, QUE SE ATIROU AO RIO TEJO SEM HESITAR

Madalena Costa
Madalena Costa


Seria uma manhã de sábado normal para José Brito, que passeava com o filho junto ao Cais das Colunas, no Terreiro do Paço. No entanto, ao fixar o olhar alguns minutos no rio, José Brito, imigrante em Portugal, desde 2004, e ex-pescador em Cabo Verde, avistou um corpo de homem que estava a boiar na água.


Sem pensar duas vezes, José Brito despiu-se, saltou e nadou até ao homem de 68 anos, que estava a boiar e já em paragem cardiorrespiratória.


Perante a indiferença das pessoas que estavam no mesmo local e depois de lhe terem dito que seria uma tentativa de suicídio, José Brito não hesitou e tentou salvar a vida deste homem. O momento foi captado e partilhado por Pedro Cruz, cantor e compositor, e o salvamento rapidamente se tornou viral nas redes sociais.



Com algum esforço, este homem conseguiu tirar a vítima fora de água, que foi, entretanto, transportada para o Hospital de São José pelo INEM, e encontra-se fora de perigo.


Já considerado por muitos como um herói, José Brito recebeu a chamada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que, ao tomar conhecimento da situação, decidiu ligar-lhe para elogiar a sua “coragem” e “vontade de ajudar” ao lançar-se ao rio Tejo para salvar uma pessoa.


"Ao tomar conhecimento do salvamento da pessoa que caiu esta manhã nas águas do Tejo, junto ao cais das colunas, o Presidente da República enalteceu o bom exemplo de solidariedade humana e de coragem demonstrado por José Brito que, enquanto passeava com o seu filho, salvou uma vida humana" pode ler-se em nota publicada no site da Presidência da República.

Para o chefe de Estado, José Brito "deve ser distinguido pela coragem e pela vontade de ajudar o próximo".




A RFM perto de ti