O Verão tem uma série de pequenos prazeres associados. Os dias longos, as manhãs luminosas, o calor na pele, os mergulhos, passeios, dias de férias... e uma série de comidas e alimentos típicos. E bebidas... bem frescas. Podemos pensar numa bela cerveja geladinha, numa caipirinha ou num mojito. E até numa bela margarita... mas as sugestões que tenho para vocês hoje são um pouco diferentes. São - pelo menos - menos ou nada alcoólicas.

5 - Mazagran

Uma bebida bem portuguesa e bastante simples. Para a fazer basta um copo com bastante gelo, duas rodelas de limão - uma para decorar e outra para espremer, um café e tradicionalmente um pacotinho de açúcar - que pode ser omitido. Se optarem por adoçar a bebida devem fazê-lo com o café ainda quente, e depois basta entornar para o copo de gelo com o limão.

4 - Skinny Margarita

O sonho de beber uma margarita sem os "efeitos" do álcool! Juntar sumo de laranja e sumo de lima, se necessário adoçar com mel. Depois juntar água com gás - podem optar por sabor neutro, ou com sabor de limão - e colocar lima e bastante gelo a decorar. Para um toque extra podem passar as bordas do copo por uma mistura de sal e mel. É de lamber os dedos! ( na opção vegan escolham agave ou geleia de arroz ).

3 - Mojito de Kombucha

A kombucha é uma das bebidas mais benéficas para o nosso organismo - claro que a água está no topo de todas as listas - e para além de a podermos beber na versão original - ou seja, directa da garrafa. Podemos também inventar e fazer óptimos mocktails.
Para este mojito improvisado vão precisar de uma Kombucha de Gengibre, macerar folhas de hortelã, sumo de 2 limas, 1 garrafa de água com gás e bastante gelo! Servir e sentir o fresquinho.

2 - Limonada de Pêssego e Framboesa.

A limonada é uma bebida maravilhosa! Mas podemos sofisticar a bebida... Para isso basta acrescentar à limonada tradicional um puré feito de pêssegos ( cerca de 4 ) e um chávena de framboesas, que devem ser colocados num processador com um 1 copo de água para formar um puré. Depois basta acrescentar à limonada e envolver bem. Decorar com pedaços inteiros de pêssegos e framboesas, gelo e hortelã. Para além de saborosa, esta bebida é linda!

1 - Smoothie de Pina Colada.

Ok.. é oficial! Estou a ressacar umas férias. E com esta bebida só me lembro do Caribe. Para fazer esta bebida só vão precisar de: 3 fatias de ananás previamente congelado ( cerca de 3 cups ), 1 cup de leite de côco, sumo de 1 lima e 2 colheres de sopa de agave ou mel. Depois basta colocar tudo numa blender e deixar a magia acontecer. É uma bebida bem espessa e saciante. Se acrescentarem rum eu prometo que não conto a ninguém!
Ana Gomes