Primeiro domingo do advento, 1 de dezembro, 8 de dezembro ou véspera de Natal? Afinal quando é que se deve montar a árvore de Natal? As festividades prolongam-se cada vez mais, o espírito natalício começa a bater à porta em novembro e muito por influência das marcas.


Há quem, neste momento, já tenha a árvore de Natal iluminada em sua casa. O entusiasmo é tanto que não dá para esperar. Nada como o espírito natalício para nos dar o aconchego necessário para enfrentar os dias frios e a espera até à noite mais mágica do ano.

Se queres mesmo cumprir a tradição à risca, damos-te as datas para que não te falte nada.


É verdade que muitas pessoas aproveitam os feriados de dezembro para fazerem a árvore de Natal, mas estes não são os dias certos. Seguindo as regras da tradição, a árvore de Natal deve ser decorada no primeiro domingo do Advento, ou seja, quatro semanas antes do Natal. Este dia corresponde ao período de tempo que existe de preparação para o Natal e este ano calha no dia 28 de novembro.



E se formos mesmo rigorosos, podemos dizer que o dia indicado para montar a árvore de Natal é mesmo na véspera de Natal. A celebração oficial do Natal (nascimento de Cristo) arranca com a Missa do Galo, que acontece na noite de 24 de dezembro, e as decorações servem para assinalar esse momento.


O que é certo é que o Natal é quando o homem quiser. Por isso, seja novembro, ou dezembro, ou até mesmo verão, faz a árvore de Natal sempre que te apetecer. Porque não?