Na primeira “RFM Sumeet”, a propósito da eleição da "Maior banda pop portuguesa de todos os tempos”, a RFM reuniu numa conversa moderada pelo Daniel Fontoura e Teresa Lage, no auditório da rádio, dia 21 de Outubro, 2 músicos, membros de bandas, Miguel Ângelo, dos Delfins e Resistência e Tiago Nogueira, dos Quatro e Meia, Vasco Sacramento, diretor da Sons em Trânsito e David Ferreira, atual radialista e ex-editor de grande parte das maiores bandas pop portuguesas das últimas décadas.

O tema era “Bandas: uma espécie em vias de extinção?” e o resultado foi uma noite cheia de histórias de quem priva e privou de perto com algumas das nossas bandas favoritas.


David Ferreira falou da diferença entre assinar contrato com um artista a solo ou com um grupo, dos “filhos” das bandas, dos anos em que, antes do sucesso, os grupos trabalham que nem cães, das grandes bandas que deixou fugir, do casamento entre os músicos… e dos divórcios, devido à percentagem de namoradas, das letras das canções que ficam para sempre e de muito mais.

Vê e ouve tudo aqui


 


Em relação à diferença entre assinar contrato com uma banda e um artista a solo, o ex editor David Ferreira disse:

(18'29'') “Não dava jeito nenhum era assinar artistas. A gravação era duas vezes mais cara. Era preciso arranjar músicos e um arranjador. O caminho que um artista tem de andar é mais longo que o de uma banda

(20'30“)"Fizeram um filme sobre o António Variações que está bem feito mas a parte musical está completamente falsa porque, de repente, o António tem um disco e é um sucesso do caraças. Então onde é que está o Ricardo Camacho, onde é que estão os GNR, os Heróis do Mar? O som do António é o som daqueles músicos que gravaram com ele.”

“Este caso do António mostra a dificuldade que é dar corpo a uma coisa que, dentro dos grupos, ia sendo dada na sala de ensaios e no pequeno espetáculo. As coisas iam ganhando um rumo e ganhando um som. Com um artista a solo a coisa é muito mais complicada.”

Para David Ferreira o importante numa banda não são as diferenças e querelas entre os membros…

(38'.55 '') “O que há de espetacular nas bandas (não é elas zangarem-se) é os “filhos” que fazem…mesmo com o David Gilmour e Roger Waters, o importante são os discos fantásticos que eles fazem juntos. Depois zangam-se, mas a gente vai lá e os discos são incríveis”

David Ferreira, radialista premiado, mas antigo editor conhecido por ter dirigido, de 1983 a março de 2007, a EMI-Valentim de Carvalho e depois a EMI Portugal que lançaram grande parte das bandas das últimas décadas da música portuguesa, diz que, para que uma banda tenha sucesso, são necessários muitos anos de trabalho.

(39'20'') “A realidade dos talent shows é uma realidade que não constrói credibilidade. São talentos que não amadurecem. O Prince começa a vender discos ao 4º ou 5º álbum que faz. Os Beatles trabalhavam 18 a 20 horas por dia em Hamburgo. Entre começarem a brincar e até primeiro número 1 em Inglaterra demoraram 5 ou 6 anos.”


Numa banda, David Ferreira acha que os músicos precisam uns dos outros.

(42'30'') “Há artistas que precisam um dos outros…. os GNR não podiam ser os GNR sem o Reininho que escreve as letras mas o Reininho não faz música… Íamos ter um GNR assim assim com o Reininho em casa a ver se lhe sai uma música”

Cada banda precisa do apoio certo, na altura certa

(43’48“) Eu nunca pensei que os Delfins fossem tão longe. Enganei-me muitas vezes. O que conta no fim é a soma entre o que se engana e aquilo em que se acerta. Os Delfins saíram da Valentim de Carvalho mas precisavam de uma BMG.

Sobre a estrutura de uma banda, David Ferreira disse ainda:

(1h.02'.47'') "Há momentos de maior instabilidade na vida das bandas. Há uma história típica das bandas que é quando o cantor tem mais namoradas que o que escreve a canção e aí a gente assiste a necessidades de afirmação e depois há um momento em que quem não devia querer ser cantor quer ser cantor, quem não devia querer ser compositor quer ser compositor… mas as bandas no seu melhor momento têm uma repartição de tarefas muito feliz”



Para David Ferreira as maiores bandas de todos os tempos têm a ver com o numero de vezes de que se lembra das letras das suas canções. Por isso para si a maior é …a que encontras no minuto 1h.21'47'' desta conversa! Vê se concordas!

Vê e ouve este "RFM Sumeet" na integra aqui e descobre muitas mais histórias

E já agora vota aqui naquela que é para ti “"A maior banda pop portuguesa de todos os tempos”!