O Natal aproxima-se a passos largos e com ele vêm os presentes, os preparativos para a ceia, a decoração da casa e tantas outras coisas. A sustentabilidade não pode ficar de lado nesta época do ano, sobretudo porque há muito mais consumo do que em qualquer outra altura.


1 - Cria o teu papel de embrulho


O primeiro passo para um Natal sustentável passa por aproveitar tudo o que tens em casa – dentro e fora – para fazer de decoração. Por exemplo, em vez de ires comprar um papel de embrulho, cujo destino já todos sabemos qual é, podes dar asas à tua criatividade e criar o teu próprio embrulho. Desde pedires jornais ao café mais próximo da tua casa, a usares tecidos ou caixas de cartão que venham com as tuas encomendas online. Depois, podes fazer desenhos à volta ou escrever frases para dar um toque mais personalizado.



2 - Mesa de Natal natural


Quem disse que não se podia fazer uma mesa de Natal bonita sem gastar dinheiro em decoração? Com pinhas, azevinho ou outras flores que possas encontrar numa floresta consegues fazer arranjos de bradar aos céus.

À mesa, não te esqueças de deixar o papel de parte. Como o número de convidados é, por norma, maior do que num jantar normal, utiliza guardanapos de pano para que o gasto de papel na noite de Natal não seja um problema. De certeza que tu, a tua mãe, tia, avó, ou prima, têm tecidos em casa em desuso e que podem dar bonitos guardanapos.


3 - Compra local e dá presentes com vida


Também não há nada como o comércio local. Não só estás a ajudar o comércio português, como estás a ajudar o ambiente ao não recorrer a produtos que vêm de outros países e que têm um envio - seja por carro, barco ou avião - associado.

Para quem quer levar a sustentabilidade, este Natal, mesmo a sério, pode optar-se por presentes feitos de materiais recicláveis e sem pilhas ou baterias. Ou presentes com vida, como uma planta, árvore ou flor. Depois também podes dar uma coisa que tenhas em casa, e que não usas, como presente. Produtos em segunda mão são uma realidade cada vez mais presente e o planeta agradece.


4 - Postais de Natal personalizados


Os típicos postais de Natal para os presentes e para os que se encontram noutros países também podem ter um toque especial este ano. Em vez de comprares um com imagens já impressas e que estão à distância de um clique, porque não desenhares o teu próprio? Faz colagens, desenha, pinta, escreve, usa QR Codes. A oferta é imensa e uma coisa é certa: será um postal único e especial.



Ter um Natal sustentável é possível, torna tudo mais único e especial e até a carteira agradece. Esta é, inegavelmente, uma época consumista, mas isso não significa que tenhamos de comprar tudo novo. Com imaginação, alguma paciência e vontade, podes tornar o teu Natal especial e sustentável.