Sabias que os cães conseguem distinguir diferentes línguas?

NOVO ESTUDO DIZ QUE OS CÃES SÃO CAPAZES DE PERCEBER DIFERENTE IDIOMAS

Jéssica Santos


Quando a investigadora Laura Cuaya e Kun-kun, o seu cão, se mudaram do México para a Hungria, surgiu uma questão. Conseguiria o seu cão aperceber-se da diferença entre as línguas faladas? Como Kun-kun cresceu a ouvir falar espanhol, será que iria notar diferença para o húngaro?


Este foi o mote para Laura Cuaya iniciar um estudo para tentar perceber se os cães conseguiriam distinguir diferentes línguas.

No total, participaram 18 cães, que foram treinados para se deitarem imóveis, num scanner cerebral, durante vários minutos. Kun-kun também participou neste estudo, que teve uma conclusão inesperada.



Sim, os cães conseguem mesmo distinguir línguas. E, quanto mais velhos forem, melhores são nesta habilidade.


Para chegar a esta conclusão, foram lidos excertos de “O Principezinho” em espanhol e húngaro, e também versões que misturavam ambas as línguas de forma a perceber se os cães conseguiam identificar as partes de discurso e não-discurso.

Importante referir que os cães, que participaram neste estudo, só conheciam uma das duas línguas. Assim, a investigadora conseguiu comparar como é que o cérebro dos cães reagia a uma língua familiar e a uma língua estranha.

Os resultados mostraram padrões de atividade no córtex auditivo primário dos cães, o que indica que conseguem distinguir entre partes falantes e não-falantes, e no córtex auditivo secundário, que mostra que reconhecem diferenças quando ouvem uma língua familiar e outra desconhecida.

Laura Cuaya tirou as suas dúvidas - afinal Kun-kun apercebeu-se da diferença entre o espanhol e o húngaro - e mostrou-nos mais uma habilidade destes nossos amigos de quatro patas, que tanto nos surpreendem.

Há um outro estudo que revela que os cães percebem mesmo tudo o que lhes dizem, porque o seu cérebro consegue processar o discurso dos humanos de uma forma idêntica à das nossas cabeças.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Gaia: GNR corta autoestrada pa...Gaia: GNR corta autoestrada para salvar cão perdidoPARA A SEGURANÇA DO CÃO E DOS CONDUTORES, A GNR CORTOU A A1 PARA A OPERAÇÃO DE RESGATEmaisO vídeo que precisas de ver: d...O vídeo que precisas de ver: dono e cão fazem parapente juntosDURANTE UM MÊS, SHAMS ESTEVE EM PREPARAÇÕES PARA PODER LEVAR O SEU CÃO A "VOAR" CONSIGOmaisConcorrente do "The Voice Port...Concorrente do "The Voice Portugal" canta tema de Ágata e torna-se viralEDMUNDO INÁCIO TRANSFORMOU POR COMPLETO UM TEMA DE ÁGATA E ARRANCOU ELOGIOS A QUEM O VIUmaisPapa Francisco faz visita ines...Papa Francisco faz visita inesperada a uma loja de discos no centro de RomaO PAPA FRANCISCO VISITOU UMA LOJA DE DISCOS EM ROMA E SAIU COM UM DISCO DE MÚSICA CLÁSSICAmaisA Associação Salvador ajudou m...A Associação Salvador ajudou mais de 500 vidas e quer ajudar muitas maisO PROJETO "AÇÃO QUALIDADE DE VIDA" JÁ MUDOU A VIDA A MAIS DE 500 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA E, ESTE ANO, O OBJETIVO MANTÉM-SEmaisChegou a época dos saldos: com...Chegou a época dos saldos: como deixar de comprar por impulsoA ÉPOCA MAIS DESEJADA POR MUITOS JÁ CHEGOU. NÃO TE DEIXES INFLUENCIAR E NÃO CAIAS NAS COMPRAS POR IMPULSOmaisO "barulho" vai voltar! Prepar...O "barulho" vai voltar! Prepara-te para a 4ª temporadaO jogo que cola os portugueses à rádio está de novo no ar! A emoção e o mistério do "que barulho é este, na RFM?" volta a fazer parte da tua vida e a dar-te a possibilidade de ganhares milhares de euros.maisÀ RFM, Calema contaram que já ...À RFM, Calema contaram que já foram algemados e “presos” nos Estados UnidosUMA CONFISSÃO INÉDITA FEITA PELOS CALEMA NA RUBRICA DO CAFÉ DA MANHÃ DA RFM, "ISTO NÃO SAI DAQUI"maisNão uma, mas duas! "Emily in P...Não uma, mas duas! "Emily in Paris" vai ter 3ª e 4ª temporadasE NÃO SE SABE SE ESTAS SERÃO, OU NÃO, AS ÚLTIMAS TEMPORADAS DA SÉRIEmais
Top