A história da "Branca de Neve" é um clássico que atravessa gerações e gerações e faz parte da infância de muitos de nós.

A primeira versão em filme de "A Branca de Neve e os 7 anões" foi lançada pelos Estúdios Disney, em 1937, e faz, desde então, parte do mundo de encantar da Disney.


Sucede que esta história é muito anterior à versão da Disney. É, como muitas outras que conhecemos hoje, de tradição oral e tem origem na Alemanha medieval.

O conto "Branca de Neve", em alemão "Schneewittchen", foi compilado pelos dois famosos irmãos alemães Grimm, juntamente com muitas outras histórias de fadas. Esta compilação, com outras fábulas e contos de tradição oral com origem na Idade Média, foi publicada entre os anos 1817 e 1822, num livro chamado "Kinder-und Hausmärchen" (Contos de fadas para crianças e família, em tradução livre).


Portanto, este conto, em particular, vem da Idade Média e era conhecido da população por ser contado oralmente, de geração em geração, até que, na 1ª metade do século XIX, os irmãos Grimm o juntaram numa compilação de contos de fadas e fábulas que foi publicada.


Os Estúdios Disney, já no século XX, vieram a tornar conhecidas esta e outras histórias que, na verdade, passaram por vários séculos e se tornaram públicas, na Alemanha, nos anos 1800.

Esta é, portanto, uma história com origem e contexto na Época Medieval.


Certo é que conhecemos a Branca de Neve com os 7 anões. Agora, está a ser preparada uma nova versão do filme, em live-action, e uma das questões levantadas foi a presença dos sete anões.

Isto porque, segundo o The Guardian, o ator Peter Dinklage, que participou na série "A Guerra dos Tronos", criticou o facto de para o papel de Branca de Neve ter sido escolhida uma atriz latina, para promover a diversidade étnica, mas depois mantém o papel dos sete anões que, segundo diz, está carregado de estereótipos.


Peter Dinklage tem uma forma de nanismo - acondroplasia - e acusa a história da "Branca de Neve e os Sete Anões" de ser anacrónica.



Perante estas críticas, a Disney fez um comunicado e disse que iria adotar uma abordagem diferente para os sete anões, mas não especificou o quê. Apenas referiu que, com a ajuda de membros da comunidade de nanismo, iriam dar um novo rumo aos sete anões.


O site "The Wrap" pôs fim a este mistério e disse que a mudança passaria pela substituição dos sete anões por um grupo de criaturas mágicas. A notícia ainda não foi confirmada pela Disney e agora fica no ar se o remake do filme vai ter ou não a presença dos sete anões ou de criaturas mágicas em vez deles.



(Imagens: Twitter)