Há dias, a possibilidade de estalar uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia era, para alguns, algo difícil de imaginar. Agora, perto de se completar uma semana desde que a guerra entre os dois países começou, o medo assombra milhares de pessoas.


Nestes últimos dias, ao mesmo tempo que um país é palco de guerra, assiste-se também a uma enorme onda de solidaridade e a gestos, frases e fotografias que marcam este momento da História mundial.


No meio de todas as notícias, vídeos, fotografias, relatos angustiantes e emocionantes, surgiu, há poucos dias, um gesto de um pai que é também um soldado ucraniano e que está a ser aplaudido.


Sempre que está em missões, Alex Hook tenta fazer alguns vídeos para que a sua filha consiga saber que está a salvo e essa tradição já acontece desde o ano passado.


Perante a ofensiva militar russa, o soldado ucraniano foi também defender o seu país, e não se esqueceu da sua filha de cinco anos. Para a acalmar e mostrar que, até ao momento, está tudo bem, o soldado tem feito um ou outro vídeo para o TikTok. Esta foi uma atividade que Alex Hook e a filha começaram durante a pandemia de Covid-19, de acordo com o jornal espanhol "El Correo" e o canal de televisão espanhol "Antena 3", e que se prolongou até à realidade que a Ucrânia enfrenta.


As atenções viraram-se rapidamente para o perfil de Alex Hook que, entretanto, se tornou viral, naquela rede social, com mais de 50 milhões de visualizações em alguns dos seus vídeos.



Após a invasão da Ucrânia, pensou-se que Alex Hook poderia ter morrido no leste de Donbas, uma vez que ficou cinco dias sem publicar nada. Só que, há dois dias, o soldado regressou à rede social para enviar uma mensagem de força: "Estamos vivos, saudáveis e a lutar. Glória à Ucrânia" e para mostrar que está vivo.





(Imagens: Instagram)