Quando, na passada quinta-feira, as tropas russas invadiram a Ucrânia, não esperávamos encontrar imagens como esta: um soldado russo a render-se e a ser ajudado por civis ucranianos. Na guerra, também há coisas que nos podem surpreender pela positiva.


E "muitos destes soldados são apenas adolescentes, sem qualquer ideia do intuito desta guerra", diz o correspondente do Wall Street Journal Matthew Luxmoore, que partilhou um vídeo, no Twitter, de um soldado russo a ser alimentado por civis ucranianos e a fazer uma videochamada com a mãe.



Este vídeo está a ser amplamente partilhado, sobretudo por ucranianos, nas redes sociais. Nele, vê-se um jovem soldado russo a chorar e a mandar beijinhos para a mãe, com quem está a fazer a videochamada. Matthew Luxmoore acrescenta ainda que, no final da videochamada, uma das voluntárias disse à mãe do soldado russo: “Não se preocupe, Natasha, ele está vivo e bem. Vai receber uma chamada mais tarde”.


O The New York Times avança que há soldados russos, na Ucrânia, que estão render-se ou a inutilizar os seus veículos para não terem de combater. Algumas das razões apontadas são: falta de comida, de combustível ou de treino. "Um número significativo de tropas russas são jovens recrutas que têm pouco treino e estão pouco preparados", sublinha o jornal.




(Imagens: Reprodução vídeo Twitter)