A guerra na Ucrânia continua na rua... E por causa dela, muitos ucranianos têm de sair do seu país e tantos outros já morreram e viram as suas casas e famílias destruídas.


No meio do horror que se vive nesta guerra, Mariia, de 13 anos, conseguiu escapar com o seu tio, de 75 anos. Juntos chegaram a Portugal, há um mês e meio, e vivem agora com uma tia de Mariia, Iryna, que vive há alguns anos no nosso país e que teve a ajuda da Câmara Municipal de Maia para conseguir resgatar a sua sobrinha e o seu pai.


A jovem de 13 anos foi uma das convidadas do programa "Caixa Mágica", apresentado por Fátima Lopes, este sábado.


Um dos maiores desafios que Mariia encontrou quando chegou a Portugal foi "saber que não fala português" e que por este motivo pensava que não iria ser capaz de se integrar na escola e de arranjar amigos. No entanto, verificou-se o contrário, uma vez que todos os colegas de Mariia a receberam bem.


A par dos desafios, a apresentadora da SIC perguntou também a Mariia quais são os seus maiores sonhos. A jovem contou que quer aprender a falar português "muito, muito bem" e cantar num palco em Portugal.


Apesar de ainda não dominar a língua portuguesa, Mariia já sabe cantar em português e, em especial, uma música. Esta é de Sara Carreira e trata-se do hino da Associação Sara Carreira, "Leva-me a viajar". A jovem tornou-se fã da cantora, ainda antes do acidente que a vitimou, e escolheu aprender uma das suas músicas e fê-lo em apenas três dias.


A jovem mostrou-o no palco do programa "Caixa Mágica", tal como podes ver aqui, e deixou os espetadores emocionados.



No final da conversa, Fátima Lopes surpreendeu Mariia com um pack de aulas para aprender a andar de cavalo, uma vez que esta é também uma paixão da jovem.



(Imagens: Reprodução de vídeo de Instagram)