Manter uma casa limpa e arrumada é um desafio, principalmente se tens filhos ou até mesmo animais de estimação. Parece que o pó cresce à velocidade da luz e em sítios que nem sabias que podiam sujar-se.


Com que frequência é que os portugueses limpam a casa? Foi esta a premissa para um estudo feito pelos microbiólogos da Dyson que chegaram a conclusões “preocupantes”.

Isto porque o estudo concluiu que um terço dos portugueses só limpa a casa quando está realmente suja. Foram entrevistados 32.282 pessoas de 33 países e concluiu-se que 31% dos portugueses só limpam quando há pó visível.



Para Monika Stuczen, investigadora e microbióloga na Dyson, estes números “são preocupantes porque ao limparem apenas quando detetam pó no chão, ou seja, apenas quando já existem muitas mais partículas microscópicas de pó nas superfícies do que as que são visíveis, é muito provável que os ácaros já se tenham acumulado.


Depois, 63% das famílias portuguesas têm um animal de estimação e por isso são necessários outros cuidados de limpeza. Será que os portugueses os têm? Os especialistas recomendam que se aspirem com regularidade os colchões - se os animais dormirem com os donos - e sofás, mas apenas 27% dos portugueses o fazem com frequência.

Este é outro facto que deixa os investigadores em alerta, porque os animais de estimação transportam no seu pêlo partículas microscópicas que acabam por se espalhar pela casa. Os investigadores recomendam a limpeza frequente da casa, principalmente se tiveres animais, e com o aspirador. Utilizar outros métodos de limpeza, como panos húmidos, não é o mais eficaz porque “pode criar um habitat mais favorável à proliferação de ácaros e bolores”.