Esta terça-feira, aos 22 anos, o ciclista Biniam Girmay concretizou o sonho de uma vida. Foi o primeiro a cruzar a meta da 10.ª etapa do Giro de Itália, tornando-se no primeiro ciclista negro a vencer uma etapa numa grande volta. A felicidade e o entusiasmo de Biniam Girmay eram o reflexo de alguém que tinha acabado de conquistar o que nunca ninguém tinha conseguido e de deixar uma marca na história do ciclismo.

Poucos segundos após cruzar a meta, Biniam Girmay agradeceu à sua equipa e família e disse estar a viver um "dia histórico", segundo cita o Expresso.



O momento mereceu festejos à altura. Biniam Girmay subiu ao pódio e no palco aconteceu o impensável. Enquanto abria a garrafa de champanhe no pódio do Giro, a rolha da garrafa acertou-lhe no olho e o ciclista teve que ir para o hospital. No mesmo dia em que fez história no ciclismo, Biniam Girmay teve de abandonar o Giro de Itália.




Uma história agridoce para o ciclista de apenas 22 anos e que estava mais do que lançado para juntar mais conquistas à sua carreira. Devido ao incidente, Biniam Girmay ficou com uma "hemorragia na câmara anterior do olho esquerdo", segundo divulgou o médico da equipa do ciclista, Piet Daneels, citado pelo Expresso. Apesar da recuperação estar a evoluir bem, Biniam Girmay foi aconselhado a deixar a prova.


No seu Instagram pessoal, Biniam Girmay agradeceu o "apoio de todos", lamentou o sucedido e disse que agora é momento para "descansar". Fica a promessa de que voltará em breve, tal como escreveu. Esperamos que da próxima consiga chegar até ao fim da prova e que continue a alcançar feitos históricos.