Em 2018, Luís Batista começou a ter os primeiros sintomas da doença que veio mudar a sua vida para sempre. Dos pasmos nos braços, à perda de massa muscular, e passando pelas várias consultas com médicos diferentes chegou, finalmente, no início de 2019, o diagnóstico que a família de Luís Batista e o próprio Luís não esperavam: Esclerose Lateral Amiotrófica.


A família, que desconhecia a doença, depressa teve que começar a "tratá-la" por tu. A Esclerose Lateral Amiotrófica trouxe uma grande mudança para a vida desta família. Em 2020, em plena pandemia, Luís viu os seus tratamentos serem suspensos, dado o confinamento geral no país e no mundo. Deixou de poder ir à fisioterapia, que tinha duas vezes por semana, e isso acabou por se refletir na sua mobilidade e autonomia.




Apesar de todas as adversidades, o Luís faz de tudo para se manter ativo. Mantém o seu trabalho numa empresa, com o mesmo cargo que desempenhava antes do diagnóstico da doença: responsável de armazém.


Quanto à família, houve algumas alterações na vida devido à doença.

A mulher de Luís passou a cuidar integralmente dele, apesar de não ter o estatuto, e mudaram de casa para poder fazer um quarto adaptado no rés-do-chão.

E é esse o novo desafio que a família estava a enfrentar. Precisavam de 3700 euros para terminar a obra e foi aí que entrou Manuel Luís Goucha em ação. Perante, as dificuldades desta família, o apresentador não conseguiu não ajudar. "Faltam 3.700€? Oh meu amigo, já está. Só faltam 3.700€? Não é por isso, o quarto pode fazer-se."



A solidariedade de Manuel Luís Goucha já é conhecida dos portugueses. Esta não é a primeira vez que o apresentador faz a diferença na vida dos convidados dos seus programas.