Se és de Lisboa, sabes melhor do que ninguém o que isto significa. Comprar ou arrendar casa, ir a um restaurante ou sair à noite tomam outras proporções quando se vive na capital portuguesa. Dificilmente, consegues viver sem olhar várias vezes para a tua conta e fazer contas à vida. Isto não é só impressão tua. Confirma-se mesmo.


A seguradora britânica CIA Landlords avaliou 56 cidades em todo o mundo, com base nos rendimentos médios disponíveis dos residentes comparando com os custos de vida e os valores médios de renda de um apartamento com quatro assoalhadas no centro da cidade.

E as conclusões não são as melhores para os portugueses. Lisboa surge em terceiro lugar no ranking das cidades do mundo mais caras para se viver. Em Lisboa, o salário médio líquido é de 1.037 euros, a renda média de um T3 é 1.625 euros e o custo médio de vida é 561 euros por mês.



Mais caro só mesmo Londres (Reino Unido), que surge em segundo lugar.

Apesar de ser uma cidade conhecida pela sua elevada oferta de emprego, o custo de vida é muito alto.

Em primeiro lugar, está Roma (Itália), onde o salário médio ronda os 1.400 euros, uma renda custa aproximadamente 2.000 euros e o custo médio de vida é de 785 euros.


A verdade é que Lisboa nunca esteve tão em voga como agora.

São cada vez mais os que voam para a capital portuguesa para a visitar e até há quem escolha este destino para passar a reforma ou para começar uma nova vida. Isso acaba por trazer alguns efeitos menos bons para a carteira dos portugueses e este é um deles.