Chegou a hora do desafio! Independentemente da hora a que estejas a ler este artigo, este é o momento ideal para o fazeres. Se estiveres a trabalhar, faz uma pausa, porque chegou a hora de testar o teu cérebro.

Vês a mancha preta a crescer nesta imagem?



Esta ilusão de ótica foi criada pelo investigador Akiyoshi Kitaoka que através de formas e cores conseguiu criar uma imagem que dá a sensação de estar em movimento. Será que está mesmo?


Esta imagem deu aos pesquisadores mais informações sobre como a visão humana funciona e mostra como a nossa perceção do mundo é moldada pelas previsões que o nosso cérebro faz.


De acordo com o estudo, 86% das pessoas que olharam para esta imagem viram a imagem em movimento e as suas pupilas expandiram. Esta reação física acontece independentemente do sítio onde está o observador, mesmo que esteja a olhar para a imagem numa sala bem iluminada onde não são necessários ajustes de pupila.

Assim, de repente, parece não haver uma razão para que a resposta física ocorra. Porém, os investigadores acreditam que essa ilusão demonstra como os nossos cérebros compensam o tempo de processamento necessário para perceber visualmente o mundo ao nosso redor em tempo real.


Este é um tipo de ilusão de ótica que ficou conhecido como "perceber o presente", que defende que o nosso cérebro pode levar cerca de 100 milissegundos para dar sentido àquilo que os nossos olhos veem. Depois, a ilusão de movimento também se deve às extremidades suavizadas da mancha central e é por isso que alguns a descrevem como estando a crescer, apesar de se tratar de uma imagem estática.

Quanto às restantes pessoas que não conseguem ver a mancha a expandir, os investigadores ainda não encontraram uma explicação plausível.