És team marmita para o trabalho? Não há nada como levar comida caseira para dar energia ao longo do dia. Ou não há nada como poupar e trazer comida de casa do que ir comer fora todos os dias. Há luxos que nem todos podemos ter. Além disso, também é mais saudável.


Mas a questão agora é outra. Tens em atenção ao recipiente onde colocas a tua comida? Sabias que o plástico pode contaminar a comida? Para não correres riscos, há forma de saber qual o recipiente mais adequado. Tens de prestar atenção ao triângulo da reciclagem que está na embalagem ou na caixa e ao número que aparece ao centro.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), citado pelo Expresso, alerta para as embalagens com os números 7, 6 e 3 que "podem conter contaminantes que migram para a comida". O número que aparece no centro do triângulo da reciclagem indica o polímero a partir do qual o plástico foi produzido.



A exposição prolongada a estes compostos pode trazer um impacto negativo para a saúde. Por isso, a próxima vez que estiveres a preparar a tua marmita não te esqueças de olhar para o recipiente – se este for de plástico.