Chegou a época preferida de todos. Todos aqueles que gostam de calor, praia e melancia.

Já podes preencher finalmente os teus dias livres estendida ou estendido num areal, a apanhar sol e a petiscar pedaços de melancia frescos que te sabem tão bem quanto um mergulho no mar a seguir. É como as bolas de berlim. Há quem diga que só sabem na praia e a desconfiamos que o mesmo acontece com a melancia. Já pensaste nos benefícios desta fruta? Para além de ser pouco calórica, muito saborosa e ter muita água, ajuda a prevenir algumas doenças, segundo o site Healthline.



1 - Ajuda a manter-te hidratado


Estares hidratado é importante para o bom funcionamento do teu corpo. E comeres alimentos com alto teor de água, como é o caso da melancia, pode ajudar-te a dar ao corpo a água necessária para funcionar corretamente;



2 - Tem uma grande variedade de nutrientes


A melancia contém uma variedade de nutrientes, incluindo potássio, magnésio e vitaminas A e C, antioxidantes, carotenóides, licopeno e cucurbitacina E. Isto tudo ajuda a prevenir doenças como cancro, diabetes ou doenças cardíacas.



3 - Pode reduzir a inflamação


Segundo o site Healthline, a inflamação é um fator-chave de muitas doenças crónicas. A combinação de antioxidantes, licopeno e vitamina C na melancia pode ajudar a diminuir a inflamação.

Há também evidências, segundo este site, que o licopeno também pode retardar o início e a progressão da doença de Alzheimer. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar esta teoria.




4 - Traz benefícios para os olhos


O licopeno também traz benefícios para os olhos. A degeneração macular é um problema ocular comum - associado ao envelhecimento - que pode causar cegueira. O papel do licopeno como composto antioxidante e anti-inflamatório pode ajudar a prevenir.


5 - Pode aliviar a dor muscular


A citrulina, um aminoácido encontrado na melancia, pode reduzir a dor muscular. Este composto ajuda a expandir os vasos sanguíneos para que seu coração não precise trabalhar tanto para bombear sangue pelo corpo.


6 - Melhora a saúde da pele


As vitaminas A e C, encontradas na melancia, são importantes para a saúde da pele. A vitamina C ajuda o corpo a produzir colagénio, uma proteína que mantém a pele macia e o cabelo forte. A vitamina A também ajuda a criar e a reparar as células da pele.