Estes restaurantes portugueses já servem larvas e gafanhotos

COMEÇARAM COMO APERITIVOS E AGORA JÁ SÃO SERVIDOS EM PRATOS. ÉS SERVIDO DE INSETOS?

Jéssica Santos


Estão a chegar de mansinho à nossa alimentação. Primeiro, começaram por ser comercializados em Portugal e agora há mesmo restaurantes portugueses já a inclui-los na ementa. Falamos do que? Larvas, gafanhotos e outros insetos.


São eleitos pela sua estranheza e ficam pelo sabor. Há quem os mande vir para a mesa porque sempre tiveram curiosidade de experimentarem insetos e há quem goste mesmo de comer uma salada com gafanhotos à mistura. Estes restaurantes portugueses começaram por servir insetos como aperitivos e a forte adesão das pessoas fez com que agora começassem a ser incluídos em pratos.



É sempre um risco servir insetos, mas os restaurantes Adega da Vila, em Vila do Conde, o Clandestino by Salpoente, em Aveiro, e o Carnal do Grupo 100 Maneiras, em Lisboa, decidiram assumi-lo e a decisão não podia ser a mais acertada.
Tal como contam ao Expresso, há múltiplas formas de cozinhar e servir estes insetos. Desde temperados apenas com flor de sal, salteados com orégãos e pimentão fumado, ou com molho de soja, ou usá-los até para criar molhos fermentados de larvas, ideias e criatividade não faltam na hora de cozinhar insetos.


Não torças o nariz, porque uma coisa é certa: os insetos têm um alto teor de proteína, e são uma forma mais sustentável de a consumir, são fonte de fibras, aminoácidos essenciais, vitaminas e muitos micronutrientes e feitos sem corantes, conservantes ou aromas.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
O Rock in Rio Lisboa 2022 come...O Rock in Rio Lisboa 2022 começa amanhã com a RFMÚLTIMO DIA DO ROCK IN RIO LISBOA 2022 COM A RFMmaisIsto ou aquilo? Afinal o que é...Isto ou aquilo? Afinal o que é que os portugueses preferem?FICA A SABER QUAIS SÃO AS PREFERÊNCIAS DOS PORTUGUESES QUANDO TÊM DE ESCOLHER ENTRE “ISTO OU AQUILO”mais“Monsantos Open Air”: As melho...“Monsantos Open Air”: As melhores noites de Verão de LisboaO MONSANTOS OPEN AIR JÁ CHEGOU, COM MUITA MÚSICA, DIVERSÃO E ANIMAÇÃOmaisGraças a dança bizarra, guarda...Graças a dança bizarra, guarda-redes defende penálti de forma hilarianteANDREW REDMAYNE SABE MEXER-SE NA HORA DE DEFENDER PENÁLTIS E GRAÇAS A ISSO A AUSTRÁLIA APUROU-SE PARA O MUNDIAL 2022maisPalmadas como castigo? Criança...Palmadas como castigo? Crianças têm maior probabilidade de desenvolverem depressão, diz estudoUM ESTUDO MOSTRA AS CONSEQUÊNCIAS DE EDUCAR CRIANÇAS COM BASE EM CASTIGOS FÍSICOSmaisRock in Rio Lisboa chega já no...Rock in Rio Lisboa chega já nos dias 18,19, 25 e 26 de Junho, e a RFM, rádio oficial, conta-te tudoFOI ASSIM A FESTA DO ROCK IN RIO LISBOA COM A RFMmaisCristina Ferreira fala sobre o...Cristina Ferreira fala sobre o filho: "Se me aparece com uma namorada, vamos ter problemas"A DIRETORA DE ENTRETENIMENTO E FICÇÃO DA TVI FEZ REVELAÇÕES SOBRE O FILHO, TIAGO CASINHAS, DE 14 ANOSmaisVem fazer um vestido ou uns ca...Vem fazer um vestido ou uns calções no encontro de costura solidária da Dress a Girl PortugalVEM AÍ O MAIOR EVENTO DE COSTURA SOLIDÁRIA EM PORTUGAL. DIA 16 EM CASCAIS. COSTURA, DANÇA, WORKSHOPS E SURPRESAS PARA TODOSmaisChegou a época da melancia na ...Chegou a época da melancia na praia e estes são os benefíciosJÁ PENSASTE NOS BENEFÍCIOS DA MELANCIA? PARA ALÉM DE SABOROSA, ESCONDE OUTROS SEGREDOSmais
Top