As chamas não têm dado tréguas, em Portugal. Os últimos dias têm sido muito quentes e abafados. E, infelizmente, o país voltou a ficar manchado com fumo, pó e cinzas devido aos incêndios.


Entre muitas regiões portuguesas, onde o fogo lavrou terrenos e habitações, Freixianda, em Ourém, foi aquele que movimentou mais meios de combate, de acordo com o Observador, e onde 300 pessoas tiveram de sair das suas casas por precaução.


Quem assistiu às imagens e ao desespero e à aflição das pessoas, sentiu-se impactado pela brutalidade das chamas e, para um jornalista da TVI, tudo isso foi visto com os olhos cheios de lágrimas.


António Pereira Gonçalves é um "filho da terra" e foi o jornalista escolhido para ir fazer reportagem a Freixianda. Quando lá chegou, o jornalista deparou-se com um "contexto que, inevitavelmente, lhe é muito próximo: a própria aldeia-natal", tal como contou a CNN Portugal. Por lá, conhecia, claro, muitas pessoas que ficaram sem as suas casas e, por isso, a emoção foi difícil de controlar.


Durante a emissão desta quarta-feira, dia 13 de julho, do "Jornal da Uma", José Carlos Araújo falou, em direto, com António Pereira Gonçalves e questionou-o sobre "Como tens estado a olhar para isto de um ponto de vista pessoal, e a ouvir pessoas que tu tão bem conheces?".


E, sem conseguir conter as lágrimas, o jornalista afirmou que aquela "pergunta mata" e que "não deviam fazer essa pergunta".


Visivelmente emocionado pelo rasto de destruição que encontrou na sua aldeia, António Pereira Gonçalves afirmou que tinha um terreno de nogueiras que estava na linha do fogo e que isso "não é nada comparado com aquilo que esta gente perdeu". O jornalista disse ainda que conseguiu "perceber aquilo que esta gente perde e sofre com isto" e pediu para terminar o direto "para poder respirar".


O testemunho emocionado do jornalista chegou às redes sociais e os elogios têm-se multiplicado. Vários utilizadores das redes sociais agradeceram a António Pereira Gonçalves "por não seres um robot" e por não esconder as suas emoções.



De outras regiões do país, têm chegado também outros gestos de louvar e de elogiar. Um jovem de apenas 22 anos conseguiu salvar vários animais, na freguesia da Boa Vista, em Leiria, e foi fotografado com uma ovelha aos ombros, que já se tornou viral, e ainda, perante o desespero de uma senhora que via a sua casa arder, um bombeiro e um agente da GNR abraçaram-na e deram-lhe algum consolo.


Os dias mais quentes aparentemente já passaram, mas, por precaução, o país vai continuar em estado de contingência até domingo.



(Imagens: Reprodução de vídeo)