A polémica está longe de acabar. Depois das críticas da embaixada russa e da atriz São José Lapa, artistas portugueses unem-se em defesa de Pedro Abrunhosa.

Depois de se ter manifestado, num dos seus concertos, contra a guerra na Ucrânia, os soldados russos e Putin, Pedro Abrunhosa viu-se em torno de uma polémica. A embaixada russa não gostou da sua atitude e fez questão de fazer um comunicado a repudiar as palavras do artistas. Depois, a atriz São José Lapa também se insurgiu e frisou: "A minha voz não é a tua voz, Pedro Abrunhosa. Aliás, tu nunca tiveste voz".


Com o seu nome a ser levantado por questões pouco artísticas, a agência de Pedro Abrunhosa fez um comunicado em seu nome nas redes sociais - que o cantor publicou no seu Instagram - onde diz que o artista sempre teve "um profundo respeito e admiração pelo povo russo e em nenhum momento colocou isso em causa". E atira: "A liberdade de expressão é um dos seus [de Portugal] pilares mais importantes e do qual Pedro Abrunhosa jamais prescindirá".


Por tudo isto, a agência de Pedro Abrunhosa pediu um "posicionamento ao governo português sobre este assunto".



Alguns artistas portugueses também não ficaram indiferentes a esta situação e saíram em defesa de Pedro Abrunhosa. Carolina Deslandes, Irma, Agir, Jimmy P, Karetus ou HMB partilharam nas suas redes sociais uma fotografia do cantor com um texto onde apelidam o comunicado da embaixada russa de "uma ameaça inaceitável num país democrático como Portugal".

"Temos que demonstrar a nossa indignação e estar solidários com o Pedro. Não foi só o artista Pedro Abrunhosa a ser intimidado, foi toda a classe artística nacional. (...) A intimidação não nos calará, pois no dia em que o medo nos cale a voz, viveremos na escuridão."