Esta é, provavelmente, a primeira capa da Vogue em pleno cenário de guerra. Olena Zelenska, mulher de Zelensky, é a protagonista da capa de outubro, com o título "Rosto da Coragem".

Infelizmente, não foi preciso recorrer a elementos artificiais para se obter cenários destruídos e com soldados. A sessão fotográfica aconteceu em Kiev, na Ucrânia, e pelo meio surge Zelensky ao lado da mulher. No aeroporto, em muros barricados, e no palácio presidencial protegido e entre elementos do exército, Zelensky e a mulher falaram sobre como é viver num país em guerra, sobre memórias do que viveram antes do fatídico dia 24 de fevereiro e sobre a infância de ambos.



As fotografias acabaram por gerar alguma polémica. Há quem elogie a atitude do casal e há quem considere inadequado e fora de contexto no meio de uma guerra, como estas duas posições:

"Uma enorme quantidade de soldados ucranianos morrem todos os dias, Zelensky: 'Vamos fazer uma sessão fotográfica para a Vogue", "Qual a necessidade do casal Zelensky aparecer na Vogue? O PAÍS TÁ MERGULHADO NO CAOS" são alguns dos comentários que se leem no Twitter.



A produção foi anunciada por Olena Zelenska no Facebook, onde diz que ser capa da Vogue é "uma grande honra e um sonho de muitas pessoas bem-sucedidas em todo o mundo", mas que desejava que tal não acontecesse "por causa da guerra nos seus países". Olena pede ainda para que vejam "todos os ucranianos projetados no lugar dela".


"Quem luta, voluntário, quem se instala num campo de refugiados, faz o seu trabalho ao som das sirenes, mantém a ocupação. Agora cada um de vocês, caros compatriotas, é a cara e a capa do nosso país."