Depois de dois anos de pandemia, da inflação e da subida de preços, diria o “achismo” que os portugueses, de uma forma generalizada, teriam menos dinheiro disponível para as suas férias.

Porém um estudo revelado pelo Dinheiro Vivo diz que “o orçamento dos portugueses para férias subiu 15% este ano, para 1.543 euros, face a 2021, sendo que 79% tem planos para viajar no verão.” Estes são dados, de acordo com o Dinheiro Vivo, avançado pelo barómetro anual de férias de verão da Europ Assistance em parceria com a IPSOS.


Este mesmo estudo diz quais são as preferências dos portugueses no que toca a férias e a destinos. 54% preferem férias em Portugal. Quando se trata de destinos além fronteiras, as preferências dos portugueses são estes países, por esta ordem: Espanha, França e Itália.


Já Portugal, para além de ser o local preferido para passar férias de 54% dos portugueses, é também o local favorito de muitos estrangeiros, com os espanhóis e os franceses à cabeça da lista. O mesmo estudo, citado pela Dinheiro Vivo, ainda revela que 41% dos portugueses escolhem um hotel para as férias, enquanto 30% arrendam casa e, quanto ao transporte, 51% vão de carro para a viagem de férias.


Onde quer que seja e com o orçamento possível, o importante é conseguires descansar e desligar por uns dias, com amigos ou em família.