Foi aos 15 anos que Sara Sampaio conheceu a realidade de viver com uma doença chamada tricotilomania.


Na altura, eram apenas tiques nervosos, mas, na realidade, é segundo o Hospital Lusíadas, uma "perturbação obsessivo-compulsiva, (...) que se caracteriza por pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes, intrusivos e persistentes e comportamentos repetitivos".


Alguns desconhecem que se trata de uma doença e acreditam que são apenas tiques nervosos, mas a verdade é que é muito mais do que isso. E, na primeira pessoa, Sara Sampaio revelou como é viver com tricotilomania.


A modelo portuguesa sentou-se no consultório do psiquiatra Daniel G. Amen, com quem falou sobre a sua batalha "com tricotilomania e ansiedade" e contou como e quando se apercebeu de que tinha esta doença e os seus sintomas.


Em conversa com este psiquiatra, Sara Sampaio revelou que, por volta dos 15 anos, "tinha muitos tiques no corpo, fazia isto constantemente [mostra piscando os olhos freneticamente], os meus pais pensavam que tinha algum problema nos olhos, mas isso acabou por desaparecer".


Mais tarde, a modelo apercebeu-se de que beliscava os lábios, chegou arrancar as pestanas e, neste momento, confessou que arranca as suas sobrancelhas e tem uma "espécie de tique no polegar, [mas] não sei se é por ter tensão em todo o corpo e isto é como se a libertasse".


Um pequeno excerto da conversa com Daniel G. Amen foi partilhado, recentemente, nas redes sociais com a ressalva de que o testemunho completo de Sara Sampaio vai ser lançado durante esta semana.



A partilha sincera de Sara Sampaio foi muito aplaudida e elogiada nos comentários do vídeo, com muitos seguidores a agradecerem-lhe, uma vez que a doença não é muito falada publicamente.


Esta não é a primeira vez que Sara Sampaio fala sobre esta doença. Em 2018, a modelo internacional confessou que arrancava pestanas e que, de um momento para o outro, passou para as sobrancelhas, onde tem algumas falhas.



(Imagens: Instagram)