O que não faltam agora são dicas para poupares energia e vamos dar-te um spoiler: são todas fáceis de pôr em prática.

O contexto atual em que vivemos - nós e outros países na Europa - está a despertar tudo e todos para o conceito de poupar energia. Até mesmo os países que outrora não tinham esta preocupação estão mais sensíveis a esta questão desde que o preço da eletricidade começou a aumentar e a inflação veio para ficar.


E este conselho tu vais mesmo querer praticá-lo, porque foi dado pelo vencedor do Prémio Nobel de Física de 2021, o italiano Giorgio Parisi. O cientista sugere, numa publicação na rede social Facebook, a cozinhar massa com o fogão desligado, depois de a água fervida. Assim, poupas mais energia e sem comprometer a textura da massa - não te esqueças que, para além de Nobel da Física, este cientista é italiano.


O truque é adicionar a massa, assim que a água começa a ferver, esperar dois minutos e depois desligar o gás para continuar a cozinhar. Segundo Giorgio Parisi, com este método, é possível poupar "pelo menos oito minutos de consumo de energia".



"O mais importante é manter a tampa, muito calor perde-se por evaporação. Depois de ferver a massa, eu coloco o gás no mínimo, para que ferva muito pouco sem consumir. Também podem tentar desligá-lo, como sugerido nesta publicação, que não é minha, mas de Alessandro Burisi Vici, e que simplesmente partilhei. Obviamente que assim se consome menos gás e a massa fica cozinhada igualmente", refere.