Sabes que há um dia específico em que nascem mais bebés, em Portugal?

ALÉM DE EXISTIR UM MÊS EM QUE NASCEM MAIS BEBÉS, EM PORTUGAL, HÁ TAMBÉM UM DIA QUE É O MAIS CONCORRIDO

Madalena Costa


Alguma vez te perguntaste ou tiveste a curiosidade de saber em que dias nascem mais bebés em Portugal? A pergunta "Em que dia fazes anos?" é, por vezes, uma das primeiras que fazemos quando conhecemos alguém e de quem queremos lembrar-nos no futuro.


Podes conhecer uma ou duas pessoas do teu leque de amigos e conhecidos que coincidem o dia de aniversário, mas será que são caso único? A resposta é negativa, mas já lá vamos...


No que toca ao mês, é já sabido que setembro é aquele em que mais bebés nascem segundo dados das conservatórias do Registo Civil.


O nono mês do ano é o mais popular ao nível dos nascimentos, uma vez que, de acordo com João Bernardes, professor na Faculdade de Medicina do Porto e Presidente do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos, citado pelo jornal Público, "no Hemisfério Norte, num clima semelhante ao nosso, com os ritmos sociais que temos, com o hábito de ter uma festa de Natal no Inverno e estarmos mais recolhidos por essa altura, a concepção decorre mais durante esses meses".


Temos, pois, de recuar nove meses para perceber que há mais tendência para os casais se relacionarem numa altura em que "há menos luminosidade, as noites são mais longas e as pessoas estão mais tempo juntas".


E não é só aos humanos que tal acontece porque, de acordo com o mesmo médico obstreta e professor, "também acontece com outros primatas" e é, por isso, "uma questão biológica".


A verdade é que quem nasce em Portugal, no mês de setembro e no dia 16, e particular, partilha o seu dia com o maior número de pessoas.


Entre 1980 e 2017, o dia 16 de setembro foi aquele em que mais bebés nasceram, no nosso país.



Desta forma, quem nasceu entre esses 37 anos tem uma maior probabilidade de partilhar a data de aniversário com outras pessoas e isso é explicado pela soma dos nascimentos de todos os meses. O mês de setembro é quem ganha a corrida e o dia 16 ocupa o primeiro lugar da lista, sendo que é seguido pelos dias 20, 17, 23, 25, 24, 15, 21, 22 e 19 de setembro.


Por outro lado, o dia em que nascem menos bebés é, pelo facto de ser um dia que só está no calendário de quatro em quatro anos, 29 de fevereiro. Seguem-se os dias 24, 25 de dezembro e 1 de janeiro.


Todos estes dados são do Instituto Nacional de Estatística e referem-se à, de acordo com o jornal Público, "informação registada nas Conservatórias de Registo Civil, decorrente dos dados constantes dos assentos de nascimento e de informação adicional prestada pelo declarante".


Se nasceste no dia 16 de setembro e se pensavas que não o partilhavas com muitas pessoas fica a saber que, afinal, são muitos!



A par do dia e do mês mais concorridos com nascimentos, já é conhecida a lista dos nomes mais escolhidos para bebés, no nosso país. Se estás prestes a ser mãe ou pai, podes tirar umas ideias!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Foram anunciados os novos equi...Foram anunciados os novos equipamentos da Seleção Nacional e as críticas encheram as redes sociaisO CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL APROXIMA-SE E, POR ISSO, FORAM, ESTA QUINTA-FEIRA, ANUNCIADOS OS NOVOS EQUIPAMENTOS DA SELEÇÃO NACIONALmaisAí está um novo barulho! Vê aq...Aí está um novo barulho! Vê aqui os palpites erradosmaisGuarda real desmaia na vigília...Guarda real desmaia na vigília ao caixão da rainha Isabel IIDURANTE A VIGÍLIA AO CAIXÃO DA RAINHA ISABEL II GUARDA REAL DESMAIA E AS IMAGENS TORNAM-SE VIRAISmais“Nunca roubei nada… tirando o ...“Nunca roubei nada… tirando o namorado de uma amiga!”CUCA ROSETA JOGOU À CARA PODRE NO CAFÉ DA MANHÃ E FEZ MUITAS REVELAÇÕESmaisProtagonista da nova versão dProtagonista da nova versão d' "A Pequena Sereia" emociona-se com reações das crianças ao trailerO TRAILER DA NOVA VERSÃO D' "A PEQUENA SEREIA" ESTÁ A DAR MUITO QUE FALAR E A PROTAGONISTA, HALLE BAILEY, AGRADECEU AS REAÇÕES ENTERNECEDORAS DE CRIANÇASmaisSerá que a semana de quatro di...Será que a semana de quatro dias de trabalho chega em janeiro de 2023?A SEMANA DE QUATRO DIAS DE TRABALHO PODE VIR MESMO A SER UMA REALIDADE EM PORTUGALmaisApós desmentido da TVI sobre p...Após desmentido da TVI sobre proposta de 1 milhão de euros, Fernando Rocha contra-atacaA POLÉMICA ESTÁ INSTALADA ENTRE A TVI E FERNANDO ROCHA E NO CENTRO ESTÁ UMA ALEGADA PROPOSTA DE 1 MILHÃO DE EUROSmaisFamília canadiana viaja pelo m...Família canadiana viaja pelo mundo antes que 3 dos 4 filhos percam a visão“MEMÓRIAS VISUAIS” É O QUE OS PAIS QUEREM PROPORCIONAR AOS FILHOS QUE SOFREM DE RETINITE PIGMENTOSAmaisRei Carlos III perde a paciênc...Rei Carlos III perde a paciência ao assinar papéis: "Não suporto isto!"O MOMENTO ACONTECEU ESTA TERÇA-FEIRA E JÁ ESTÁ A DAR QUE FALAR NAS REDES SOCIAISmais
Top