Confessa lá... pertences ao grupo dos que tomam banho todos os dias, dos que tomam dia sim dia não ou dos que só tomam quando é mesmo preciso?


Muitos de nós já ouviram, dos pais ou avós, que o banho se toma todos dias, mas o cabelo não deve ser lavado diariamente.


Há quem consiga cumprir e há também quem não consiga ir trabalhar sem se passar pelo duche ou até quem não consiga ir para a cama sem estar de corpo e cabelo lavado.


Na verdade, cada um faz aquilo que quer, mas, recentemente, uma professora da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres veio dizer que, na sua opinião, "não precisamos de tomar banho todos os dias".



Em entrevista à BBC Radio, citada pelo New York Post, Sally Bloomfield mostrou-se contra o hábito que muitas pessoas têm e justificou a sua opinião dizendo que existem microrganismos que vivem na nossa pele e que ajudam a controlar os níveis de óleo lá presentes, pelo que tomar banho faz com que esses sejam eliminados e, consequentemente, sejam produzidos odores desagradáveis.


Para esta professora da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, "a razão pela qual tomamos banho é porque queremos livrar-nos desses odores para nos sentirmos confortáveis e sermos socialmente aceites, mas, no que diz respeito à prevenção de doenças, não é realmente importante"


As pessoas tendem a tomar mais banho no verão porque, devido ao calor, se sentem transpiradas e desconfortáveis, mas, de acordo com o New York Post, "não há necessariamente benefícios para a saúde".


A mesma professora explicou, em declarações ao mesmo site, que "as pessoas, muitas vezes, ficam confusas sobre a diferença entre limpeza e higiene".


No entanto, questionada sobre se pratica o que partilha, Sally Bloomfield respondeu que, afinal, não...


A professora e especialista toma banho todos os dias porque "é vaidosa" e gosta "que o [seu] cabelo pareça razoável e, para isso, tem de ser lavado todos os dias".