Esta é uma ideia que não se podia adequar mais aos tempos que correm. Numa altura em que temas como a sustentabilidade estão cada vez mais na ordem do dia, esta ideia vem na hora certa. Já pensaste num funeral sustentável? Como assim?


Isabelle Plumereau, natural de Paris, em França, é agente funerária e quer pôe em prática uma ideia para tornar o último adeus de cada pessoa mais verde. Em vez dos caixões serem transportados por carrinhas, Plumereau tem uma bicicleta para o mesmo efeito. A própria diz à Reuters que transportar o caixão numa bicicleta de carga pode conferir um ritmo mais terra a terra a um funeral. "Para mim, faz sentido combinar a bicicleta e o carro funerário porque, quando falamos de bicicletas em Paris, estamos a falar de mobilidade suave e se há um dia em que precisamos de suavidade é aquele em que acompanhamos alguém que amamos até ao local de descanso final."



Além disso, a bicicleta fúnebre proporciona também uma experiência diferente a quem vai ao funeral. "Todos andam ao mesmo ritmo (atrás de uma bicicleta fúnebre) e ouvimo-nos uns aos outros, ouvimos os sons da natureza à nossa volta, o vento nas árvores, os pássaros. Na minha opinião, esta é a melhor maneira de consolar as pessoas", acrescenta a agente funerária.

Se for posta em prática, esta será a primeira bicicleta fúnebre em França. Apesar de ser uma ideia pioneira, a Suíça e a Dinamarca já adotaram este método.

Agora, Isabelle Plumereau aguarda apenas pelo "ok" da seguradora para dar início a esta nova forma de se viver o último adeus.