Hoje em dia, os supermercados são aquelas lojas conhecidas nas aldeias ou vilas como o "Zé tem tudo" ou drogarias. Há muito que os supermercados deixaram de ser um sítio para comprar apenas alimentos. Agora, podes comprar livros, consolas, televisões, objetos de decoração, roupa, calçado, plantas, entre outros. É um tudo em um, que dá muito jeito, porque não te obriga a ir a outros sítios. Mas esta comodidade pode sair-te (bem) mais caro.

Se queres poupar mais dinheiro e ter um estilo de vida mais saudável, há coisas que podes evitar comprar no supermercado, como estas citadas pelo site Finance Buzz:



1 - Água engarrafada

A água engarrafada é conveniente e nem é assim tão cara no supermercado. Mas mais barato ainda é usar a que sai da torneira. Já que a pagas todos os meses, podes ainda usá-la para beber, até porque, pelo menos a de Portugal, tem qualidade. Se fazes parte do grupo que não gosta do "sabor" da água da torneira, podes sempre usar um filtro na torneira ou aqueles jarros especiais com filtro também.



2 - Fruta e vegetais cortados

Quando estás com pressa, as frutas ou vegetais cortados podem ajudar-te a poupar o tempo de que tanto precisas. Porém, há um custo para alguém cortar esses alimentos para ti. E no final das contas, um pedaço de ananás cortado pode tornar-se tão ou mais caro do que um ananás inteiro.



3 - Molhos preparados

Dão um sabor extra à comida e são muito bons, é verdade, mas uma coisa é certa: molhos preparados têm conservantes, para que possam durar mais tempo. Por exemplo, o molho de tomate. São muitas as pessoas que o compram nos supermercados. O ideal é, quando tiveres um tempo livre, usares tomate maduro e triturá-lo num processador e depois guardá-lo em frascos e congelá-lo. Ficas com uma refeição mais natural e saudável. E quanto ao sabor, podes sempre juntar especiarias, alho e cebola.

E isto aplica-se a outros molhos que usas, como o pesto, ou molhos para saladas - que podes sempre substituir apenas por azeite, sal e vinagre.



4 - Cosméticos

Quando uma máscara de pestanas está exposta ao lado das laranjas e do peixe pode ser difícil não colocar no carrinho, mas também pode sair mais caro. Se quiseres maquilhagem boa e mais em conta, mais facilmente a encontras numa loja só destinada a cosméticos do que a 10 metros das alfaces.





5 - Especiarias

Se comprares nas lojas a granel não só poderá sair mais barato - não pagas a embalagem - como podem ser muito mais frescas.



6 - Preparados para bolos ou panquecas

São mais fáceis de cozinhar e a probabilidade de correr mal é menor. Só que a maioria contém uma mistura de coisas como farinha, açúcar, fermento em pó e uma enorme quantidade de conservantes e outros produtos químicos difíceis de pronunciar. E isto é sempre uma coisa que podes fazer de raiz em casa.



7 - Alho picado

Alho picado não é propriamente caro, mas mais barato mesmo é comprar dentes de alho e cortá-los em casa. E é muito mais fresco.



8 - Recipientes para alimentos

Podes encontrar recipientes de plástico e vidro para alimentos fora do supermercado.