Passear em cima de elefantes continua a ser uma atração turística em muitos países asiáticos. Felizmente, com o passar dos anos, cada vez mais pessoas estão despertas para o facto de esta ser uma forma muito pouco amigável de tratar estes animais e são cada vez mais os ativistas que têm denunciado esta prática.

Mais do que falar dos direitos destes animais, nada como mostrar imagens dos efeitos que carregar turistas pode trazer para os elefantes.


A Wildlife Friends Foundation (WFFT), um grupo de resgate de vida selvagem, na Tailândia, divulgou a imagem de Pai Lin, elefante fêmea, que deixa bem visíveis os impactos que o turismo tem no bem-estar destes animais. Os elefantes, que são conhecidos pela sua grandeza e força, não foram feitos para passeios turísticos, onde têm de carregar pessoas, e prova disso são estas imagens.



O diretor de projeto do grupo, Tom Taylor, citado pela CNN, frisa que, ao contrário do que se pensa, a fisionomia dos elefantes não está preparada para carregar muito peso.


Pai Lin tem 71 anos e, durante 25 anos, carregou turistas às costas. Por cada viagem, tinha de levar seis turistas. Com a idade, a elefante foi perdendo alguma aptidão física e o dono abandonou-a por se tornar lenta para os passeios turísticos.


Como é possível ver nas imagens, Pai Lin tem o dorso curvado e algumas cicatrizes, o que lhe causa dores e mobilidade limitada. Ela é o espelho dos efeitos negativos dos passeios turísticos.


Felizmente, o abandono de Pai Lin acabou por tornar-se na sua salvação. Hoje, ela vive com outros 24 elefantes no santuário do WFFT, com todos os cuidados e amor que estes animais devem ter.