Se o teu vizinho te escrevesse uma carta a pedir para fechares a janela sempre que cozinhasses carne, por ele ser vegan, qual seria a tua reação? A lista de pedidos de vizinhos pode contemplar muitas coisas - ter cuidado com o barulho à noite, problemas com infiltrações, entre outros -, mas esta não é tão comum, ou pelo menos, não é tão divulgada.


Uma carta escrita à mão por uma família vegan ao vizinho está a circular nas redes sociais e a dar que falar. O destinatário da carta, neste caso o vizinho, que mora em Perth, Austrália, decidiu partilhá-la no Facebook e o debate tem sido intenso.

Terá sido este um pedido razoável? "Olá vizinho, pode fechar a sua janela lateral quando estiver a cozinhar, por favor? A minha família é vegan (comemos apenas alimentos à base de plantas) e o cheiro da carne que cozinha faz-nos sentir enjoados e chateados. Agradecemos a vossa compreensão", lê-se na carta.



Nos comentários, há quem apele ao bom senso, há quem ache esta carta um abuso de poder e há quem brinque e dê alternativas, como fazer um churrasco. "Definitivamente deveria fechar a janela e depois fazer um churrasco no jardim", sugere um dos utilizadores.

"Que tal a família vegan fechar as suas janelas! Faz aquilo que esperas que os outros façam" ou "Diz apenas que não e segue em frente com o assunto. Não há necessidade de envergonhar os teus vizinhos por causa de um pedido educado" são outros comentários deixados.


E parece que o vizinho leu os comentários deixados na publicação e decidiu seguir uma sugestão: fazer um churrasco. A publicação diz que o objetivo não foi enfurecer os vizinhos, mas sim celebrar a coroação do rei Carlos III. Independentemente da intenção, a família vegan interpretou-o como um ataque e enviou uma nova carta, onde critica o facto de o vizinho ter divulgado a primeira carta, nas redes sociais, e ameaça processá-lo se continuar a cozinhar carne com a janela aberta ou a fazer churrascos.



A reação a esta carta foi, na sua maioria, a favor do vizinho. A ira da família vegan, espelhada na carta, acabou por indignar as redes sociais, que pedem agora um novo churrasco.