A atleta Bou Samnang ficou em último lugar dos 5.000 metros femininos nos Jogos do Sudeste Asiático, em Phnom Penh, no Camboja. Apesar de não fazer parte do pódio, acabou por protagonizar um momento inspirador, onde mostrou sobretudo a sua resiliência. Já não levava a taça para casa, mas decidiu terminar a prova até ao fim, mesmo debaixo de uma grande tempestade.


Seis minutos depois de a primeira atleta ter cruzado a meta, Samnang ainda estava a correr na pista, quando uma forte chuva se fez sentir. O esperado seria que ela abandonasse a pista, mas não. Continuou a correr, apesar da dificuldade. Não ganhou a prova, mas acabou a dar a maior lição de todas: não desistir nunca, apesar das adversidades.


Quando cruzou a meta, da plateia presente fez-se ouvir um forte aplauso. Samnang acabou por não conseguir conter as lágrimas e agradeceu ao público.



O esforço e a dedicação desta atleta acabaram por ser mesmo recompensados. Segundo o site World Athletics, após a prova, a atleta foi premiada pelo primeiro-ministro, Hun Sen, que, juntamente com a sua mulher, decidiu oferecer-lhe mais de 10 mil euros para encorajá-la e homenagear a sua perseverança.

No final de tudo, Bou Samnang foi a última atleta a terminar a prova, mas foi quem saiu mais a ganhar graças ao seu gesto.