O cante alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade, tendo sido reconhecido pela UNESCO, em 2014. Cantado em coro e sem recurso a instrumentos, o cante alentejano representa Portugal, nomeadamente, as regiões do Alentejo, e impacta quem o ouve.


Na verdade, é algo tão único e genuíno que, para muitos, é difícil ficar indiferente a este género musical. E se o é para adultos, também o é para os mais novos!


Um exemplo disso mesmo é a filha de Diogo Piçarra, Penélope, de três anos, que, num restaurante, ouviu cante alentejano e não ficou indiferente.


Num vídeo que o músico partilhou no Instagram, a menina está intrigada com aquilo que ouve e com uma expressão quase hipnotizada. O seu olhar dirigiu-se para o fundo do restaurante, que era onde estava um grupo de homens a cantar.


Para Penélope, esta expressão musical tão portuguesa pode ainda não ter grande significado, mas para o seu pai, Diogo Piçarra, já é diferente.


O músico confessou, na descrição do vídeo, que se lembra de ouvir o seu avô Eugénio a cantar, "como se a necessidade de cantar fosse mais forte que a alma e o corpo, sem precisar de aplausos ou de aprovação no fim".


A filha de Diogo Piçarra pode não ter conhecido o seu bisavô, "mas já conheceu o cante alentejano".



O olhar surpreendido de Penélope acabou por encantar os seguidores de Diogo Piçarra.


O vídeo, que já conta com mais de 350 mil visualizações, recebeu muitos comentários a elogiar a menina de três anos.

Lê-se, por exemplo, "impossível de se ficar indiferente", "que lindo", "parabéns pelos valores que lhe estás a passar", "o cante Alentejo é a alma de um povo".



(Imagens: Reprodução de vídeo)