O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português – faz 100 anos. Foi fundado a 27 de maio de 1923 e é a maior associação de juventude em Portugal, com mais de 66.000 Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.

O Escutismo Católico Português foi fundado em Braga, há um século, por iniciativa do Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e do cofundador, Padre Avelino Gonçalves. Um século depois, a Associação volta a Braga para as celebrações de um século de existência, com um programa vasto e único para uma celebração tão importante.

Cem anos depois, nos dias 27 e 28 de maio, Braga vai receber milhares de escuteiros para os festejos do Centenário e o programa das festas está cheio de atividades e iniciativas.



O escutismo é um movimento mundial, fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, com o intuito de proporcionar aos jovens uma formação global, de modo a serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.

Este sábado, dia 27 de maio o CNE está de parabéns pelos seus 100 e a festa vai fazer-se em Braga, onde se esperam mais de 20 mil escuteiros de todo o país. O CNE convida todos os escuteiros a estarem presentes nesta grande Festa do centenário.

Há atividades diversas como workshops escutistas, o Fórum 100, entre muitas outras iniciativas.

Vai ser ainda inaugurado um monumento evocativo do Centenário, há uma celebração eucarística e a sessão comemorativa do Centenário.

Podes ver aqui toda a programação.

“Um escuteiro entrega-se ao próximo em cada dia da sua vida. Esta é uma máxima que deve ser consolida e colocada sempre ao serviço das crianças e jovens, da missão do movimento escutista e do futuro da nossa comunidade. Este é o conceito que faz de todos nós agentes de mudança e construtores de uma sociedade melhor”, concluiu Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga que ainda acrescenta “Ao longo destes 100 anos, o CNE tem realizado um importante trabalho em benefício da comunidade, contribuindo para promover os ideais escutistas entre os jovens e consolidar a sua formação para a vida.”

Do programa consta ainda a inauguração de um monumento evocativo do centenário do CNE, assim como a celebração eucarística e a sessão solene comemorativa do centenário.

Parabéns, Corpo Nacional de Escutas!