Esta quarta-feira, 24 de maio, ficará para sempre marcada como o dia da morte de Tina Turner. Aos 83 anos, a cantora, que é uma figura incontornável do mundo da música, provou que vamos sempre a tempo de concretizar os nossos sonhos.

Só aos 40 anos é que chegou ao auge da carreira. Chegou ao primeiro lugar da tabela Billboard, graças ao êxito mundial "What's Love Got to Do it" e, aos 45 anos, fez a sua primeira digressão mundial, com 170 concertos. Foram mais de 150 milhões de discos em todo o mundo e 12 Grammys conquistados. Foi uma vida desafiante, com muitos altos e baixos, mas com uma carreira cheia.

Ninguém esquece os êxitos de Tina Turner, que atravessaram gerações e gerações, e a sua energia em palco.


Desde que a morte de Tina Turner se tornou pública que as homenagens de músicos, atores e até da NASA se têm multiplicado. Mick Jagger, dos Rolling Stones, não esquece a ajuda de Tina Turner nos primeiros anos da sua carreira. "Era realmente uma artista e cantora extremamente talentosa. Ela era inspiradora, divertida e generosa", escreveu no Instagram.



Gloria Gaynor recorda a importância de Tina Turner ao "abrir caminho para tantas mulheres no rock, sejam negras ou brancas". "Ela fez com grande dignidade e sucesso o que poucos teriam ousado fazer no seu tempo e nesse género de música."



A Casa Branca fala de uma "perda enorme para as comunidades que a amavam e para a indústria musical", disse esta quarta-feira a porta-vozz, Karine Jean-Pierre.

Já Alicia Keys não esquece o dia em que conheceu Tina Turner. "No dia em que te conheci dona Tina, não acreditei que estava na presença da tua grandeza! Tenho que comemorar e agradecer por todo o amor que tu tens derramado ao teu redor. As músicas que tu cantaste deram-nos coragem para sair e sermos nós mesmos. Tu eras uma força feroz como mulher e artista! Todas essas coisas têm sido faróis de luz não apenas para mim, mas para todas as pessoas ao redor do mundo", escreveu no Instagram.



Até a NASA fez uma homenagem, com uma imagem de um céu estrelado, partilhada nas redes sociais. "Simplesmente a melhor (...) O seu legado viverá para sempre entre as estrelas."



(Imagens: Reprodução TVI)