No mundo dos vinhos, caracterizado pela sua classe, requinte e aromas complexos, esta história veio desafiar todas as expetativas.


Um grupo de jornalistas do programa televisivo "On n'est pas des pigeons" ("não somos tontos", em português), do canal RTBF, decidiu testar a veracidade do Gilbert et Gaillard, um concurso internacional de vinhos organizado pela Wine Tasting and Trading Ltd (Hong Kong) e que atribui medalhas a vinhos de todo o mundo.


Para isso, contrataram um especialista em vinho, Eric Boschman, que fez uma prova de vinhos de supermercado, abaixo dos 3 euros, e escolheu o pior. Depois, decidiram dar-lhe uma nova aparência: trocaram a etiqueta, mudaram o nome e decoraram-no com um logótipo de uma pomba - uma referência aos "pigeons" (pombos) do nome do programa televisivo. Enviaram para o concurso e o impensável aconteceu.


Aquele que era considerado o pior vinho de supermercado, pelo especialista em vinho, acabou por ganhar uma medalha de ouro.



Estará a credibilidade dos concursos de vinho em causa? Eric Boschman foi o próprio a dizer ao canal que muitos dos concursos de vinho que existem servem apenas para fazer dinheiro.


O que é certo é que o júri foi unânime e deixou-se convencer com o sabor deste vinho de supermercado. "Na boca é suave, nervoso e rico, com aromas jovens e claros que prometem uma bela complexidade. Muito interessante", descreveram.


O objetivo desta brincadeira era mesmo provar a veracidade do concurso, o que depois desta medalha de ouro fica em suspenso.


O grupo de jornalistas sabe o impacto que as medalhas têm na venda dos vinhos e, por isso, quis passar a mensagem de que não há nada melhor do que confiar no próprio paladar.