RFM - Só Grandes Músicas

Há ativistas pelo ambiente a esvaziar pneus de carros, em Portugal

TRATA-SE DE UMA AÇÃO DOS TYRE EXTINGUISHERS, UM MOVIMENTO CLIMÁTICO E ANÓNIMO QUE ESVAZIA PNEUS DE SUV E QUE CHEGOU AGORA A PORTUGAL

Madalena Costa


Nesta quarta-feira, o dia não amanheceu da melhor forma para vários portugueses... Muitos deles chegaram aos carros e depararam-se com os pneus vazios e com um aviso no para-brisas.


Este aviso, escrito a computador, começa com um pedido: "Atenção, o teu sugador de gasolina mata". Seguem-se as seguintes frases: "Esvaziámos um ou mais dos teus pneus. Vais sentir raiva, mas não leves isto pessoalmente. Não és tu. É o teu carro. Fizemos isto porque conduzir este veículo gigante em áreas urbanas tem consequências imensas para as outras pessoas".


A mensagem é assinada pelos Tyre Extinguishers, um movimento climático e anónimo de jovens que sai à rua, durante a noite, para furar os pneus de vários SUV. Este movimento deu os primeiros passos, em março do ano passado, no Reino Unido e chegou, rapidamente, a outros países como Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos da América, França, Nova Zelândia, Suécia e Suíça.


Chegou, ao que parece, agora a Portugal, uma vez que diferentes condutores partilharam fotografias do sucedido no Twitter.



O objetivo dos Tyre Extinguishers é, de acordo com o site, "impossibilitar possuir um enorme e poluente 4X4 nas áreas urbanas de todo o mundo. Estamos a defender-nos contra as mudanças climáticas, a poluição do ar e condutores inseguros". E fazem-no "esvaziando os pneus destes veículos enormes [os sport utility vehicles, mais conhecidos como SUV] e desnecessários, causando incómodos aos seus proprietários".


Na mensagem deixada em carros portugueses, os Tyre Extinguishers escrevem ainda que "os SUV causam mais poluição atmosférica do que os carros menores. E, em caso de acidente, há uma probabilidade maior de matarem alguém. Estudos psicológicos demonstram que os condutores de SUV são mais propensos a conduzir de forma arriscada. Os SUV são desnecessários e pura vaidade".


E, por fim, deixam ainda uma sugestão aos condutores de SUV, aconselhando-os a "moverem-se sem o sugador de gasolina, seja a pé, de bicicleta ou de transportes públicos".


Nos comentários das publicações divulgadas nas redes sociais, são vários os portugueses que se mostraram contra este tipo de manifestações.


No entanto, em Portugal, para já, nada se compara àquilo que aconteceu, em novembro do ano passado, em vários países. Na altura, o The Guardian deu conta de que houve cerca de 900 donos de SUV que acordaram com os pneus vazios.


O grupo de ativistas chegou a dizer, na altura, que realizou "a maior ação global coordenada contra veículos de alto carbono da história", tendo dito que muitas estariam "para vir".


  • Partilha:

Artigos Recomendados
No dia da criança, esta é a no...No dia da criança, esta é a nova música do Café da Manhã: "Paro o Carro Onde Eu Quiser"O CAFÉ DA MANHÃ FEZ UMA NOVA MÚSICA PARA OS PAIS QUE ANDAM NUMA CORRERIA DE MANHÃ POR CAUSA DOS FILHOSmaisQue barulho é este, na RFM? Pa...Que barulho é este, na RFM? Palpites erradosMAIS UM BARULHO QUE NINGUÉM ACERTOU! ESTA SEGUNDA FEIRA ARRANCA UM NOVO BARULHO MAS O VALOR ACUMULAmaisAsneiras em "Rabo de Peixe" le...Asneiras em "Rabo de Peixe" levam Matilde Breyner a fazer vídeo hilarianteSE JÁ VISTE "RABO DE PEIXE", ENTÃO SABES DO QUE ESTAMOS A FALARmaisO vídeo de apoio à Seleção Fem...O vídeo de apoio à Seleção Feminina no Mundial que está a emocionar quem o vê e que já é viralA SELEÇÃO FEMININA VAI ESTREAR-SE NO CAMPEONATO MUNDIAL, ESTE ANO, E TEVE DIREITO A UM VÍDEO MOTIVACIONAL QUE NÃO DEIXOU NINGUÉM INDIFERENTEmaisSerá que Nuno Ribeiro vai nu a...Será que Nuno Ribeiro vai nu ao Coliseu do Porto? O músico contou ao Café da Manhã!O MÚSICO ESTEVE NO CAFÉ DA MANHÃ DA RFM, JOGOU AO CARA PODRE E DEU UMA NOVIDADE EXCLUSIVAmaisCusta 2,5 euros, é considerado...Custa 2,5 euros, é considerado o pior vinho do supermercado e acaba de ganhar uma medalha de ouroE O MELHOR É QUE TUDO COMEÇOU COM UMA BRINCADEIRAmaisJovem recusa-se a sair de casa...Jovem recusa-se a sair de casa da mãe e planeia ficar lá até aos 50 anosCOM 19 ANOS, O RAPAZ AFIRMA QUE EM CASA DA MÃE TEM TUDO AQUILO QUE PRECISAmaisSabes os sacos de plásticos di...Sabes os sacos de plásticos disponíveis para frutas e legumes no supermercado? Vão passar a ser pagosÉ A NOVA MEDIDA EM VIGORmaisEsta escola portuguesa proibiu...Esta escola portuguesa proibiu o uso de telemóveis e, anos depois, os alunos já se esqueceram dos ecrãsDESDE 2017 QUE OS TELEMÓVEIS SÃO PROIBIDOS NESTA ESCOLA E ESTA FOI A MEHOR DECISÃO QUE PODIA TER SIDO TOMADAmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top