É nas alturas mais difíceis que vemos o verdadeiro coração e a generosidade das pessoas!

Pelo país inteiro, têm-se multiplicado os atos de solidariedade para com os profissionais de saúde que estão na linha da frente a combater o novo Coronavírus.

Associações, empresas, clubes de futebol, pequenos negócios locais e supermercados disponibilizaram-se para apoiar quem mais precisa.

A onda de solidariedade, que uniu todos os portugueses, já chegou:


Ao futebol

Num momento em que todas as ajudas são preciosas para garantir o bem-estar de todos, o Sporting e o Porto deram o exemplo e disponibilizaram rapidamente os pavilhões para hospital de campanha e/ou zonas de descanso para o pessoal hospitalar. O Benfica não quis deixar de dar o seu contributo e, para além de ter oferecido ventiladores ao SNS, uniu-se à GNR para distribuir alimentos a três mil pessoas isoladas. Ainda no mundo das quatro linhas, também o Moreirense e o Vitória de Guimarães demonstraram o interesse em apoiar o Hospital da Senhora da Oliveira ao ceder ventiladores e organizar uma recolha de fundos, respetivamente.


Aos hotéis e alojamentos

À semelhança dos clubes de futebol, várias dezenas de hotéis e alojamentos por todo o país abrem as suas portas para receberem profissionais de saúde e forças de segurança que não consigam regressar a casa e que querem evitar riscos de contágio das suas famílias. Para além dos hotéis, chegou também a oferta de mais de duas centenas de caravanas e autocaravanas que foram disponibilizadas pelos donos para a pernoita do corpo hospital.


Às indústrias textêis e lojas

A onda de solidariedade e generosidade que tem unido o país não se esgota e chega a cada vez mais pessoas! É o caso de empresas têxteis que colocaram de lado a produção dos respetivos produtos para darem vida e forma a máscaras de proteção. No Fundão e em Barcelos, dedicam-se, atualmente, a produzir estas máscaras em tecido para serem cedidas à proteção civil para ajudar ao combate da pandemia.

Depois de ter fechado todas as lojas em Espanha e Lisboa, também o grupo Inditex – que detém marcas como Zara, Bershka, Pull&Bear e Massimo Dutti, está a aproveitar as fábricas para produzir máscaras de proteção, luvas e batas de laboratório.


Aos colegas de profissão

Para todos aqueles que estão a lidar diariamente com muita tensão, stress e cansaço, também há quem dê consultas online gratuitas. Vários psicólogos disponibilizaram-se para ajudar os colegas que estão no terreno, desde médicos, enfermeiros, auxiliares,

farmacêuticos, entre outros, através do Projeto Retribuir Saúde


Aos supermercados, hipermercados e cafés

Numa altura em que a premissa “Um por todos e todos por um” é a que prevalece, os supermercados e hipermercados também se uniram para ajudar quem está na linha da frente. O Aldi e o E.leclerc criaram um horário exclusivo para profissionais de saúde, forças de segurança, proteção civil e serviços de emergência, das 9h às 10h, todos os dias, e das 8h às 9h, respetivamente. A Auchan, a Lidl, o El Corte Inglês e o Continente seguiram o exemplo e dão prioridade nas filas e no atendimento a todos estes profissionais a qualquer hora do dia, bem como concedem atendimento privilegiado a maiores de 65 anos.

Para além das compras de bens essenciais, é também importante assegurar a refeição mais importante do dia a estes profissionais. Como é de manhã que se começa o dia, a Padaria Portuguesa não quis deixar de fazer a diferença na vida de quem está a combater este vírus e está a oferecer, todos os dias, o pequeno-almoço a todos eles.


À Internet

Dos supermercados e hipermercados, a união no apoio aos profissionais de saúde também já chegou à Internet! Tal como afirmam, “neste momento, a concorrência tem de dar lugar à cooperação”, a Food For Heroes, uma iniciativa que nasceu no Instagram, uniu várias marcas de comida take-away com o objetivo de oferecer refeições completamente gratuitas a todos aqueles que estão a lutar heroicamente por nós e por Portugal!

Dada esta onda de solidariedade, poucas continuam a ser palavras que agradecem o incansável trabalho que todos os profissionais continuam a fazer quando o País se encontra, pela primeira vez, em estado de emergência.

É a altura certa para dizer que a união faz a força!