São, muitas vezes, desconfiados, sabidos e temperamentais. Não descansam até conseguirem aquilo que querem e, na maioria do tempo, gostam de umas boas festas.


Aquilo que os gatos não sabem é que têm o poder de transformar, por vezes, aqueles que os acolhem. É isso mesmo que diz um estudo realizado pela Carroll University, em Wisconsin, nos Estados Unidos, que indica que os donos de gatos tendem a ser mais inteligentes por conviverem com eles.



Donos de uma autonomia e independência plena, os gatos não necessitam de tanta atenção como os cães, por exemplo, e gostam muito de estar no seu canto, chamando a atenção dos donos, quando se sentem em perigo ou quando lhes apetece algo que não está ao seu alcance.


Denise Guastello, professora de psicologia da Carroll University, indica que a conclusão deste novo estudo se prende com os ambientes que os donos de gatos e também de cães mais frequentam e com as necessidades de cada animal.


“Faz sentido que uma pessoa que adora cães seja mais animada porque acaba por ir passeá-los, conversa com outras pessoas e diverte-se mais na companhia deles. (...) Como os gatos não precisam de ser passeados, os donos tendem a ficar mais em casa e optam por aprofundarem conhecimentos através de livros ou documentários” explicou a professora de psicologia, citada pelo jornal americano The Huffington Post.


A investigação sobre os comportamentos dos donos de gatos contou com 600 estudantes universitários que têm cães e gatos como animais de estimação. A partir daí, foi realizada uma comparação entre os dois grupos e concluiu-se que os amantes de cães tendem a ser mais animados e alegres com o ambiente ao seu redor enquanto os amantes de gatos são mais independentes e introvertidos, tal como os próprios felinos.


Durante o estudo, os estudantes foram ainda questionados sobre as qualidades de que mais gostam nos seus animais de estimação. Os donos de cães realçaram de imediato o companheirismo e os dos gatos indicaram o carinho que recebem através das conhecidas “marradinhas” ou “turrinhas”.



A generosidade dos gatos não tem limites. Para além deixarem os donos ainda mais inteligentes, os gatos também oferecem doses comedidas de amor.

Neste Dia Internacional do Gato, assinalado a 8 de agosto, abraça o teu felino, mas não abuses das festas nas barrigas!