São uma minoria no mundo – estima-se que haja apenas entre 8% a 15% – e durante muitos anos foram vistos com maus olhos, são alheios à expressão “mão direita é penalti” e alguns estudos mostram que têm maior facilidade em resolver problemas matemáticos.


Num mundo feito a pensar mais nos destros, ser canhoto pode ser, por vezes, um verdadeiro desafio. Se é o teu caso, de certeza que já viveste pelo menos uma destas situações.



Argolas dos cadernos

Por falar em escrever, os canhotos sabem o quão desafiante podem ser as argolas dos cadernos. Iniciar uma folha nova, com as argolas do lado esquerdo, tira a beleza a qualquer letra.





Cadeiras

Um canhoto já se sentiu perdido em qualquer anfiteatro da faculdade com cadeiras deste género. Isto porque em 20 cadeiras para destros, existem, por norma, três para canhotos e, normalmente, ficam logo ocupadas. Fazer um exame numa destas cadeiras e do lado direito é um desafio para ti e para as tuas costas.



Tesouras

Há canhotos que já sabem cortar com a mão direita, porque, por força das circunstâncias, tiveram de aprender. Agora já existem tesouras para canhotos, mas continuam a ser uma minoria do mercado e, às vezes, de difícil acesso.



Mãos manchadas

Para os destros, uma caneta de gel é só mais uma caneta. Para os canhotos é quase uma missão impossível. Isto porque escrever sem manchar a folha é muito difícil e, para o fazer bem, os canhotos têm de fazer contorcionismo com a mão. No final, a probabilidade de ficar com a mão cheia de tinta é muito alta.





Comer ao lado de um destro é um desafio

Aqui depende da perspetiva. Isto porque para os destros, comer com um canhoto ao lado direito, pode ser complicado. O choque de cotovelos é frequente e é comum ouvir-se a expressão “fecha as asas”.


Canetas presas por um fio

Já alguma vez tiveste de preencher um formulário com este tipo de canetas? Para um canhoto é uma experiência, no mínimo, interessante. O fio que prende a caneta é na maioria das vezes demasiado curto e está pensado para acompanhar a escrita dos destros.



Podes ser uma minoria no mundo, mas tens um dia dedicado a ti - Dia Mundial do Canhoto, que se comemora hoje, 13 de agosto. Quem é canhoto ponha a mão esquerda no ar!