A região de Lisboa e Vale do Tejo saiu do estado de calamidade a 30 de julho, passando para estado de contingência. Com essa mudança, foram decretadas novas medidas, que ficaram em vigor até dia 14 de agosto.


Chegado esse dia, o Conselho de Ministros reavaliou a situação de Portugal. A Área Metropolitana de Lisboa mantém-se em situação de contingência e o resto do país em estado de alerta, mas há novas medidas decretadas e já implementadas - que se mantém até 31 de agosto.


A partir de agora, as autarquias locais podem definir os horários dos estabelecimentos comerciais, como centros de comerciais, lojas e cafés. Como tal, o comércio na cidade de Lisboa, entre várias outras, já retomou os horários de funcionamento praticados antes da pandemia de Covid-19.


"São restabelecidos os horários de funcionamento praticados antes da pandemia para todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, incluindo os que se encontrem em centros comerciais" lê-se numa nota da Câmara Municipal de Lisboa enviada à Lusa.



No entanto, os cafés vão ser obrigados a encerrar às 21h. Os restaurantes e aqueles que dispõem de entrega ao domicílio ou “take-away” continuam a poder receber clientes até à meia-noite e a encerrar à 1h da manhã.


Os postos de combustíveis podem também retomar o horário de funcionamento, mas continua a ser proibido a venda de bebidas alcoólicas.


A Câmara de Lisboa justificou a alteração dos horários dos estabelecimentos comerciais com a melhoria da situação epidemiológica no concelho, referindo ainda que se encontram reunidas “as condições para o alargamento faseado do período de funcionamento das atividades económicas da cidade".


É verdade que agora podes passar mais tempo no teu centro comercial preferido, mas não te esqueças da máscara, que continua a ser obrigatória, e o respeito pelas regras de distanciamento social.