Quem é que não passa horas e horas no Facebook? É por lá que milhares de pessoas reencontram amigos, vendem e compram peças de roupa, ficam informados, e ainda falam de uma ou outra cusquice. Quem não o faz ou quem nunca o fez, não é verdade?


O Facebook é, atualmente, a rede social mais utilizada no mundo inteiro, juntando num só sítio mais de 2 mil milhões de pessoas. Não é assim de estranhar que esta notícia possa assustar os utilizadores europeus.



Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, lançou o aviso que está a pôr a Internet em estado de sítio. O Facebook pode deixar de funcionar na União Europeia, depois de a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda ter aberto uma investigação à troca de dados de todos os utilizadores com os Estados Unidos.


O fundador do Facebook revelou que, nestas condições e sob esta pressão, os serviços do Facebook podem ser suspensos nos países da União Europeia, caso seja obrigado a deixar de partilhar os dados dos cidadãos europeus.


A investigação, que está a indignar Mark Zuckerberg, está a cargo da Comissão de Proteção de Dados, que pretende que o Regulamento de Proteção de Dados seja cumprido em grandes multinacionais tecnológicas, como o Facebook, e que os dados dos cidadãos europeus não saiam do continente.


Por agora, não se sabe se Mark Zuckerberg vai mesmo levar esta ameaça em frente. Aquilo que a empresa que detém revelou, em comunicado, é que "a partilha de dados pessoais torna-se essencial para o bom funcionamento dos seus serviços."

Vamos ver o que Mark Zuckerberg vai fazer para travar as ordens da União Europeia.