"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.


Acusem-se os gulosos que gostam de bolos de maçã! Chegou o Outono, apesar deste fruto ser um clássico em sobremesas durante todo o ano, é nesta altura que acho que a maçã e o brandy casam melhor nestes quadradinhos deliciosos! O bolo leva bastante maçã comparativamente com os outros ingredientes, mas o objetivo é que fique mesmo com aquela consistência maravilhosa de um bolo repleto de maçã aos cubinhos! Espero que gostes! Se fizeres este bolo tira uma fotografia e partilha nas tuas redes com as hashtags #rfm e #háalguémmaisgulosadoqueeu

Ingredientes:


600 g de maçã
3 ovos
3 gemas
280 g de açúcar
150 g de manteiga derretida ou 100 ml de azeite
150 g de farinha de trigo com fermento
3 colheres de sopa de brandy ou rum
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Açúcar em pó q.b. para polvilhar (facultativo)


Descascar e descaroçar as maçãs. Reservar uma maçã fatiada e misturar numa taça as maçãs restantes cortadas aos cubinhos com o sumo de limão.
Pré-aquecer o forno a 175 ° C. Untar um tabuleiro com azeite ou manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater os ovos, gemas, açúcar e a manteiga ou azeite. Envolver os restantes ingredientes. Misturar a maçã aos cubinhos. Verter no tabuleiro.

Dispor a maçã reservada fatiada. Levar ao forno durante 30 minutos. Tapar o tabuleiro com papel de alumínio 15 minutos depois. Retirar, deixar arrefecer e cortar aos quadrados. Podes polvilhar com açúcar em pó.